Wednesday, September 25, 2013

Mudancas News No Pais. So Nao Ve Quem Nao Pode Ou Nao Quer

Estou quase me cansando de escrever sobre as mudancas enormes, historicas e estruturais no varejo brasileiro. Abaixo envio o link de mais um artigo que explica como se comportam apos uma recessao os consumidores. Se acostumam com os precos baixos. Nao voltam aos patamares de antes.

Grande problema do Brasil? Teremos margens padrao europa/USA (ok, faz parte da vida), mas nossos custos, logisitica, mao de obra e tributacao continuarao padrao Brasil.

(Falando nisso: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/09/1345599-custo-brasil-derruba-modelo-global-da-zara.shtml )

Nesse modelo as empresas que ganham a batalha sao as seguintes na minha opiniao nao tao sabia: Giro enorme, praticas fiscais ''inteligentes'' e empresas de porte mastodontico ; e por ultimo ainda deve ser considerada uma lojinha passatempo para aposentado que possui o ponto/imovel.

Melhor estudar para virar funcionario publico.

http://www.mckinsey.com/insights/consumer_and_retail/how_the_recession_has_changed_us_consumer_behavior

6 comments:

  1. Infelizmente a Zara nao é nenhum modelo de empresa que respeita as regras trabalhistas, ao contrario. Sera que na tal apresentação ao investidores eles informaram os termos de conduta assinados com o ministerio da trabalho em razao do uso de mao de obra escrava (os tais bolivianos da 25 de março)?
    Sera que o tal custo bra$il que esta ai desde os anos 60 pioraram?
    Hj com o dolar ao preço "justo" (foi pra te irritar:) os grandes do varejo de roupas planejam aporta no (custo) bra$$$il. por que? Pois aqui se praticam as maiores margem! ;)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Espressa,

      em 2 dos meus negocios (vem ai o imperio JRX) markups sao altos, mas as margens baixas.

      ha muito custo brasil sim, isso he inegavel.

      trabalho escravo eu adoro. eu me emprego pour uma merreca, nao me pago p nenhuma e somente o cafe presta aqui.

      SDS

      Delete
  2. JR canta a bola num dia, a Economist dá capa no outro...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Eduardo.

      Eu pago meus DARFS e contas. O diagnostico nao requer muita capacidade cognitiva.

      SDS

      Delete
    2. JR,

      eu sou funcionário público em Brasília e, mesmo sem pagar DARFs (mas uma miríade de contas eu pago sim), assino embaixo. o grau de endividamento das pessoas aqui, especialmente com casa e carro, já aponta que tem algo de errado. daí no resto do país, o que produz de verdade e nos sustenta aqui, a coisa esfria... e eu quero ver o que farão os endividados dessa cidade (e desse país, claro).

      Delete
    3. Eduardo,

      funcionario publico ainda se pode dar o luxo de ter divida porque tem fluxo de caixa constante. O cara uma hora sai do lodo. MAS quem tem emprego dito normal fica morrendo de medo, para de consumir completamente e dai a nossa querida economia entra em colapso.

      Ainda ha o caso das pessoas que vao parar de consumir para pagar dividas. Outro colapso.

      Estamos numa sinuca das piores, adotamos o modelo americano de dinheiro (leia-se credito) facil e ai esta a confusao.

      Em outras partes do mundo fizeram a mesma besteira. Infelizmente andei lendo (na verdade nao estava andando, HA!) que o normal he justamente queimar dinheiro e nao poupar um pouco, so um pouco.

      E dizem que ser humano foi criado por deus. Que deus mais tonto.

      Bom fim de semana. Se quiser ir a restaurante bom ja sabe, pega aviao!

      SDS

      Delete