Wednesday, September 4, 2013

Perguntar Ofende: Voce Acredita Que Ha Vinhos SUSTENTAVEIS?

Recebo mais uma propaganda de mais uma loja e/ou importadora de vinhos. Dessa vez na propaganda ha um cidadao profanando a palavra sustentavel. Ele endossa certos vinhos porque sao sustentaveis (alem de biodinamicos --- pausa para o lanche --- sim, ainda estao com essa conversa de biodinamicos). Vamos salvar o planeta usando chifre para adubar a videira. 


Sustentabilidade é a habilidade de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo.1 Ultimamente este conceito tornou-se um princípio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras, e que precisou do vínculo da sustentabilidade no longo prazo, um "longo prazo" de termo indefinido, em princípio.2
Sustentabilidade também pode ser definida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. É um conceito que gerou dois programas nacionais no Brasil. O Conceito de Sustentabilidade é complexo, pois atende a um conjunto de variáveis interdependentes, mas podemos dizer que deve ter a capacidade de integrar as Questões Sociais, Energéticas, Econômicas e Ambientais.

Sera que sao sustentaveis mesmo? Sera que o planeta agradece a producao desses vinhos? Vamos analisar (na verdade eu vou analisar, ja que eu escrevo isso).....

Durante o preparo da terra para a plantacao das videiras ha muita perda de CO2 na morte de materia organica que estava presa no solo. Nao adianta falar que com a fotossintese a planta retira CO2 da atmosfera. O resultado liquido he contra o planeta. Ha gasto de CO2 so no fato da planta estar viva.

Planeta 0 X 1 Poluicao

Ai partimos para a energia solar ou eolica que se usa em toda vinicola (bem hipotetico). Legal, a vinicola nao gasta energia para produzir vinho. Tudo vem da natureza. Sera mesmo?

As placas para energia solar sao feitas de material que vem do petroleo. As pas da energia eolica tiveram gasto enorme de eletricidade para serem produzidas, tem petroleo na composicao, foram transportadas usando petroleo.

Planeta 0 X 2 Poluicao

A agua que a vinicola diz reciclar e/ou tratar antes de jogar no esgoto. Capta tambem da chuva. Refrigera tanques com agua. Ummm, pontos para a vinicola sustentavel. 

Planeta 1 X 2 Poluicao

Agora vem a rolha. Como todo bom vinho, os feitos aqui tem rolha natural. Retirada da natureza a rolha ira para lixoes onde sera decomposta, liberando CO2 na natureza ao passo que antes ela retinha esse CO2 na arvore.

Planeta 1 X 3 Poluicao

Toda garrafa de vinho precisa de rotulos. Uma maquina sera comprada para isso, cola sera usada, tinta, energia (opa, ''limpa"). Papel sera retirado das arvores para virar etiqueta. E sera transportado ate a vinicola. 

Planeta 1 X 4 Poluicao

Durante a producao do vinho um monte de CO2 he liberado. CO2 he o famoso gas estufa. Xiii, esse vinho de repente nao he tao sustentavel. 

Planeta 1 X 5 Poluicao

Os tanques pequenos de cimento ao ar livre usados no processo biodinamico ou sustentaveis em alguns casos sao amigos da natureza, nao sao? Claro que nao. Alguem sabe como cimento he produzido?? Esses tanques podem causar menos impacto a longo prazo, mas sao produtos oriundos de poluicao. Pontos para a poluicao.

Exemplo em questao

IMG_5933

Planeta 1 X 6 Poluicao

Vamos colocar o vinho no vidro? No processo de fabricao do vidro se usa energia e ha tambem geracao grande de CO2. Xiii, mais pontos para poluicao

Planeta 1 X 7 Poluicao

Agora temos que por a rolha no vinho, deixa-lo descansando antes de comercializa-lo. 

Na hora da compra/venda o vinho sera empilhado em caminhao usando empilhadeiras que usam energia nao limpa (sabe aquela bateria delas? Vai para o lixo contaminar o lencol freatico).

O caminhao que leva o vinho ate o destino usa oleo diesel. O navio que traz o vinho ate o seu porto preferido usa petroleo no transporte.

O vinho ate a sua casa usara petroleo ate la.

Planeta 1 X 8 Poluicao

Ah, como nao foi utilizado adubo quimico na confeccao do vinho, mas sim adubo organico, deveria anotar um ponto para o planeta, mas para ser feito o adubo organico gerou CO2 e CH4 (nosso querido metano, que vai para atmosfera). Xi, nao tem jeito.

Planeta 2 X 8 Poluicao

Esse he o seu vinho sustentavel. Amigo da natureza. Essa conversa nao teria fim, mas se fossem apurados todos os processos diretos ou indiretos na producao do vinho, ainda haveria uma goleada pro poluicao.

Energia limpa, sustentavel, he energia que NAO se usa.

Termino esse artigo dizendo que sou um puta fan de agricultura organica (ainda que o conceito de organico varie bem no mundo) ou ainda vinho que tenha minima intervencao na natureza. Assim como suporto agricultura organica de cultivo minimo (nao agronomos terao que pesquisar o que significa isso).

Nao se faz omeletes sem quebrar os ovos. Uma vinicola que se auto-denomina sustentavel pode ate ter alguns processos que causem menos danos aos planeta, mas o proprio fato de existir ja he um fardo. Nao ha nenhuma empresa do tipo que seja realmente auto-reciclavel de A a Z. 


Durmam com isso.



Ao lado encontra-se o centro de protecao de adubo organico. Fabrica espetacular de CO2 e CH4







No comments:

Post a Comment