Tuesday, December 17, 2013

Dica Cultural

Saudavel obsessao: Saber mais sobre o passado para entender o presente e prever o que vem por ai. Cliche necessario de lado, vai aqui mais um livro that fits the bill, nesse caso o bem escrito ‘a ditatura derrotada’, de Elio Gaspari.

Livro gira em torno de Geisel e Golbery. Duas figuras que se apresentam na minha memoria infantil apenas.

De espantoso sobre o livro? Que a historia no Brasil se repete em intervalos muito mais curtos que parece e que continuamos na mesma estrada do tal futuro espetacular e imediato que nunca chega

Em 1970 e poucos o povao no RJ ja destruia trens em protestos, a economia era digna de elogios do American Treasury Secretary, eramos o modelo a ser seguido. E a bolsa de valores apresentava aumentos insustentaveis. Meu pai que o diga, levou um p tombo.

Nao sou pro-ditadura, a nao ser que eu seja o ditador, mas da nojo de comparar o patrimonio de vida de alguem como Geisel (ou ate mesmo o Figueiredo, que figura) com os politicos/presidentes de hoje.

Mais um livro lido e aprovado pelo JRatao Institute of Vague and Superficial, Albeit Necessary Culture, LLC. Livro doado por minhas secretarias loiras gemeas, a quem agradeco de publico.


No comments:

Post a Comment