Monday, December 9, 2013

Grandes Mentiras Do Vinho. Dialogos Epicos

Cada dia mais orgulhoso dos enopicaretas.

Da serie ''ainda nao vi tudo em lojas de vinhos'':

P: De que safra eh esse vinho branco? 

Resposta do cara de pau: Esse otimo vinho he um blend de safras. Todas muito boas.

P: Mas o vinho esta novo?

Resposta: Esta otimo, pode leva-lo.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Blend de safras? O ''vinho'' em questao deve ser um blend de aldeidos, compostos inorganicos e metais radioativos.


11 comments:

  1. Ah, era uma champanhe!

    ReplyDelete
  2. venda de vinho na loja física é um setor difícil. Paga-se pouco, mas exige-se conhecimento e preparo. O resultado é um eno-stand-up!

    Agora, tem um italiano gostosinho, mas que podia ser uns 15 conto mais barato pra valer a pena, que tomei algumas vezes e lembro que não podia ser safrado justamente por ser o tal "blend". Tinha uma parcela com 12 meses de "barriga" e outra sem passagem... era tinto, mas deve ter um branco deles também.

    A diferença é que quando comprei o vendedor me explicou que não era safrado, porque não era, quais uvas estagiavam, quais não... o básico de informação ao cliente que qualquer um deveria fornecer.

    JR, tenho uma pergunta pra vc. Qual a tua opinião sobre os wine-bars que pipocam aqui em SP? A impressão que tenho é que todo mes sai um novo. O crescimento dos pontos de venda não acompanha o crescimento do mercado consumidor, IMHO. abs

    ReplyDelete
    Replies
    1. SM,

      Sabado e hoje conversei com socios de winebar. Todos dizem que o negocio he muito bom. MUITO BOM. Melhor que vender churros na porta de estadio de futebol.

      Para mim winebar he como loja de bolos, gelateria, boutiques de bairro.... duvido que haja espaco para todos. Duvido, aposto $$ , i shorten this crap.

      SDS

      Delete
  3. Gostaria de estar errado, de verdade, sinal de que o brasileiro está bebendo mais vinho e no dia-a-dia, mas compartilho da mesma opinião!

    Agora, que deve ter gente lavando a égua de fazer dinheiro eu não duvido.

    Num desses bares tem um vinhozinho "arrogante tutti-frutti" (deveria se chamar "arrogante mezza bocca") que chega a 50 conto no consumidor final em lojas de vinhos - repare, 50 por 750ml - vendido a 6 dilmas/30 ml! Isso mesmo, 150/garrafa!! Com um detalhe sórdido, ele com certezamente comprou por menos de 50 reais a garrafa.

    O tamanho da margem dá um dimensão do quão bom é o negócio. Mas é justamente por ser tão bom que eu duvido. Uma hora o idiota acorda e vai beber vinho em outro lugar (será outro winebar? tbm não duvido, rs)

    "Fool me once, shame on you. Fool me twice, shame on me. Fool me 'thrice' and I'm brazilian!"
    ps: apesar de achar o tutti-frutti um mezza bocca, eu gosto do Paul Mas.

    ReplyDelete
    Replies
    1. SM,
      Nao confundir markup alto com margem alta. Vc aqui se refere a margem alta, mas he markup. Enormous difference.

      Keep it real, sds.

      Delete
  4. "Este belo vinho branco passou por tres fases, a primeira em inox, a segunda em barril e a terceira na garrafa!". O belo branco é safra 2013!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Vinho floral, com pessego, melao, notas alegres. Macio e cativante no nariz, longo e persistente final.

      Jucaaaaaaaaaaaaaaaa.

      Delete
  5. Então veja esta: http://sonoma.com.br/chateau-franc-grand-cru-2007

    Anunciado como um "Bordeaux Grand Cru", nada mais é do que um representante das dezenas de vinhos que recebem a denominação "Saint-Émilion Grand Cru", que não se compara aos que exibem um "classé" após o "cru".

    Esta denominação de Saint-Emillion tem esta particularidade que faz vários vinhos chegarem malandramente aos catálogos brasileiros posando de valiosos, quando não são...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Lavi,

      Digo e repito mais uma vez: frances cobra a mais pelos vinhos ha seculos. Agora.com os bregas emergentes comprando caro , eles cobram ainda mais. Qdo a bolha do vinho estourar esses caras vao oferecer os precos normais com algum outro eufemismo.

      Bom fds.

      Delete
  6. Quando a bolha estourar (sera?) se eles cobrarem somente a metade dos preços atuais ainda vao estar ganhando muito. Este vinho em agosto estava sendo vendido De: R$130,00. Por: R$95,00!

    ReplyDelete
    Replies
    1. ESPRESSA,

      Ja hoube bolhas em vinho na franca antes. Essa uma hora vai.

      Sds.

      Delete