Wednesday, December 18, 2013

Terroir, Fim Do Misterio?

Um dos grandes mitos da viticultura parece que ja era. Lo siento muchachos, mas para tudo ha uma explicacao, ate para o "misterioso" conceito de terroir....

E ainda ha quem pense que americano nao sabe fazer vinhos, alias, ha quem escreva dizendo isso. Sou O fan de vinho europeu, mas quem sabe o que e como se faz esta nos EEUU. No caso americano laboratorio tambem he usado para o bem...ao contrario de uma tchurma que usa alquimia mesmo (novo mundo em geral, mas nao totalmente)

Ainda bem que nao fui estudar em Davis, passaria vergonha por la. Boa leitura, adieu terroir cabeca de bacalhau.

Link abaixo.

http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/dna-revela-que-micro-organismos-sao-essenciais-para-sabor-do-vinho-10892936.html

A verdadeira french connection....

4 comments:

  1. "O recém-descoberto “kit micróbio”, no entanto, só valeria para locais em que o clima fosse parecido com o do país europeu."
    A meu ver, isso não invalida o conceito de terroir.

    Além disso, pode ser que a reportagem não tenha conseguido explicar bem, mas "vinícolas de três vales do estado", implica exatamente em terreno e clima diferente, portanto terroir, diferente "mesmo quando o cultivo era semelhante".

    Mas o que me deu frio na barriga nessa reportagem foi "A Embrapa está selecionando leveduras e micro-organismos".
    Isso significa organismos transgênicos sendo liberados a esmo pelo nosso país. Hoje, a Embrapa só sabe fazer isso: criar coisas transgênicas, e liberar no meio-ambiente, após estudos de 3 meses ou menos sobre os possíveis efeitos que os novos micro-organismos possam ter em nós, e nos seres já existentes.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Rei Roberto Carlos

      Amanha deve ir ao ar aqui um pequeno artigo sobre organicos e GMOs. Gostaria de ler sua opiniao.

      SDS

      Delete