Monday, March 24, 2014

O Modelo Brasil Falhou. Agora Danou-se Ou Ainda Ha Tempo Para Alguns?

Post para ser lido, comentado e deglutido com calma. Nao nessa ordem. As ever conto com comentarios bem melhores que os posts.


Por conta de negocios tenho acesso a varias reunioes e chats (odeio falar bate papo com muita gente sabia, experiente, com conhecimento e informacoes. 

Basicamente brasileiros e estrangeiros me dizem que o modelo Brasil de fazer negocios, conduzir a vida ou gerenciar um pais falhou. Nao tem como dar certo para todos, he para poucos.

Quero traduzir o que tenho visto /conversado/ouvido/testemunhado:

Somos idiotas natos. Acreditamos que nossa falta de conhecimento, estatisticas, metodologias definidas pode ser compensada com nossa flexibilidade, adaptabilidade, jogo de cintura e as famosas margens absurdas.

Essa ginga toda infelizmente he usada para sobrevivencia empresarial alem da malandragem, nao para prosperidade.


Esse recado vai para a turma que compra e vende algo: Nao podemos mais nos inserir num mundo onde todos praticam no maximo margens (Atencao, eu digo margens liquidas, nao markups!!) de 20% enquanto aqui se fala impunente no curto prazo em 60, 80, 100%. 

Se voce estiver vendendo chiclete roubado na rua, eu o perdoo pelos 100%, mas para quem vende hamburguer, vinhos, sapatos, roupas, gasolina, roupa de cama, raquete de tenis, vibradores, bonecas inflaveis, carros, computadores, pasta de dente, carrinho de bebe, etc nao ha como sobreviver nesse mundo comprando e vendendo com retorno liquido de 100%.

A saida tem que ser no giro e com margens decentes que levam uma pessoa a ter uma vida digna. Todos querem ser o proximo milionario em 2 anos.

Nao se pode apostar num modelo onde 100% plus he o normal. Claro que muito importador de vinho continua com o 100% e que se dane o mundo. O cara esta bem na mansao dele e comendo as secretarias com viagra. Mas fica um rastro ruim que nao he varrido da sociedade. He mais um fazendo o que nao sustenta, ensina, conduz  uma sociedade. E talvez culpa de tudo isso seja ignorancia. Tive que pagar muito caro para fazer um mestrado *grande b0st@* nos USA para mudar de vida e ver como sao as coisas la fora. Talvez sem as pessoas que conheco hoje e o pouco conhecimento adquirido tambem estaria praticando o gersismo.

Quantas pessoas na Banania ainda acham que o "more is better" na margem he a solucao?




Dica de um amigo meu. Algo para rir e chorar. Dois videos:

Chora, Brasil



Chora, II


7 comments:

  1. JR,

    Posto para você, e para seus leitores relembrarem o perfil do criador desta perene margem bruta de 100% sobre o custo direto, conhecida como a famosa "margem casas bahia", que está impregnada na formação de preço de qualquer produto e/ou serviço brasileiro, pois ninguém, e repito ninguém aqui trabalha abaixo dela !!
    Para relembrar acesse: http://www.casodesucesso.com/?cid=35 Abraços.

    ReplyDelete
  2. JR, só assino abaixo de tudo o que você escreveu. mesmo não vivendo essas coisas tão de perto, pelo que vejo ao meu redor, o modelo faliu. pior, vamos precisar de pelo menos 50 anos para mudar a mentalidade Gérson, e isso numa expectativa otimista.

    enfim, se quiser rir um pouco (ou não): http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2014/03/tipos-de-uvas-inspiram-casal-para-dar-nome-aos-tres-filhos-em-sao-jose-sp.html

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eduardo, meus filhos se chamam (em ordem cronologica):

      Sangiovese Grosso, Rabo de Ovelha, Catarratto, Pigato, Falanghina.

      SDS

      Delete
  3. Chora, III
    http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/direto-ao-ponto/1-minuto-com-augusto-nunes-dilma-mostra-como-nao-dizer-coisa-com-coisa/

    ReplyDelete
  4. Concordo em gênero, numero e grau: brasileiro quer ficar rico da noite pra manha, nao existe planejamento para médio e longo prazo.
    P.S. eu ri muito com os 2 videos!

    ReplyDelete
  5. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  6. Em tempo sobre os nomes: não esqueçam da famosa Hanna-Barbera.
    De qualquer forma decidi: meu filho vai se chamar de Refosco dal Penducolo Rosso

    ReplyDelete