Friday, March 7, 2014

Vinho Moderno. Bencao Ou Maldicao?

Chego em casa na sexta-feira, dia da semana que ainda nao terminou e D. Barata pediu para levar vinho. 

8 da noite e vamos para a taca apos um breve resfriamento garrafal. Vinho sai da taca e esta pronto para beber. Douro DOC 2009, crasto de alguma coisa (nome do vinho permanecera nao revelado). Um vinho decente, mas meio caro pela qualidade.

Na taca esta pronto. Tomar, apreciar um pouco e tocar a vida.

Dai vem a pergunta: Quem tem tempo hoje para esperar um vinho espetacular abrir apos 12 horas de decanter ou garrafa aberta? Eu sou um p embaixador de vinho natural bem feito (ha vinho sem intervencao de laboratorio que nao vale nada), de regioes "puras", feito por pessoas do bem, mas nao ha como negar que o dito vinho moderno veio para ficar e que nosso estilo de vida nas grandes e medias cidades he incompativel com o puritanismo.

E mais, vinho bom nao viaja tao bem, no meio do transporte (nem sempre ou quase nunca refrigerado) sofre e perde bastante do show que pode ser.

Somos forcado$$ a deixar os vinhos espetaculares para poucas ocasiões disponiveis do ano ou para ferias. As vezes o otimo é inimigo do bom, como dizia aquele bandido.

Atualizando: Abro um priorato no feriado. Direto para a taça. Decepcao total. 24 horas depois (garrafa na geladeira) virou um mel, um show inesquecivel, dos bons.

Levou tudo isso para ficar bom. 
Cada um que faça sua escolha, mas faça com 24 horas de antecedencia, caso contrario ficaremos no que esta por ai mesmo.



2 comments:

  1. Essa aí é a verdade. Pro dia a dia, o vinho moderno vai até bem. Quem tem tempo de chegar do trabalho e decantar o vinho? Só quem chega do trabalho 15h e já vai pensando na bebida da noite. Quem chega 19h e ainda tem coisas pra fazer em casa, raramente tem esse tempo, infelizmente.

    O complicado mesmo é aguentar o "vinho moderno" todo dia. É motivo de comemoração quando encontro um vinho um pouquinho diferente da fórmula padrão (extração em excesso, encorpado a ponto de comer com garfo e faca, álcool 15%, granada de frutas vermelhas e geléia no nariz, etc., etc., etc., seja CS, Malbec, Merlot, Syrah, Touriga... Nesses casos a uva é apenas um detalhe, como diria mestre Parreira - trocadilho não intencional).

    Os vinhos mais interessantes ficam para o final de semana, ou para ocasiões especiais, quando estamos dispostos a ter um pouco mais de cuidado.

    Isso é triste, mas, é a verdade...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Matt,

      Como que o nosso mercado pode ser desenvolvido se o produto custa bastante, nao tem boa qualidade e disponibilidade?

      SDS

      Delete