Friday, October 17, 2014

Para Ficar Rico Com Importacao Tem Que Fazer Trambique

Foi uma frase que ouvi dias desses na ''firma'' e pergunto aqui.

A pessoa que diz conhecer muito o mercado de vinho ha um bom tempo, estava defendendo a tese que he impossivel ser rico sem armar falcatruas. Eu discordo (e dei exemplos/nomes). 

Um mercado tao pequeno em que quase todos sabem quem ja recebeu alguma visita da policia federal ou (menos grave) ate da receita federal. E quem nao recebeu, quem nao faz sub-faturamento descarado, etc etc etc.

Brasileiro espertao adora pensar que precisa fazer trambique para ganhar dinheiro. Talvez ate funcione, mas estou seguro (ja vi casos) em que a casa cai muito rapido. 






2 comments:

  1. Boas,
    desde já lhe dar os parabéns pelo excelente blog, já não me sentia fascinado assim por um faz bastante tempo.
    O meu nome é Nuno sou Português e vivo a dois anos em Curitiba, tenho em Portugal um site de vinhos com amigos ( www.etudoovinholevou.com ), na qual escrevemos aquilo que achamos sobre os vinhos que bebemos. Pegando um pouco no post anterior em que referia que as vinícolas fazem ofertas de vinhos aos bloggers, vocês nem acreditam o que isso é banal no meu país mas como devemos ser o mais imparciais possíveis no meu site estamos proibidos de receber vinhos, mandamos as amostras para trás. Não foi fácil de inicio mas isso até foi muito bom porque os produtores começaram a nos levar a sério, não passamos a ser mais um site que quer vinhos mas como aquele em que podemos dizer tudo aquilo que pensamos e até já fizemos criticas muito negativas sobre alguns vinhos provados.
    Em relação ao post de hoje e foi por isso que estou a escrever , tenho pensado seriamente em abrir uma importadora/exportadora de vinhos portugueses, trazer pequenos produtores que conheço com produções pequenas e a preços muito justos e tentar exportar algum espumante fantástico Brasileiro. Bem sei a sua ideia, mas será que o mercado estrará sempre em recessão? Será que os impostos que temos nos vinhos estrangeiros muito por culpa de protecionismo idiota de alguns produtores da serra gaucha que pensam que esses vinhos lhes vão roubar cota de mercado não vão um dia ter que cair para níveis ditos normais? Será que não podemos começar a criar uma cultura no mercado que vinho não é só para rico? Será que não podemos começar a criar estruturas para de uma vez por todas colocar o vinho na mesa dos brasileiros? Tanta discussão que me levaria a muitos parágrafos.
    Desculpe a extensão do comentário e mais uma vez os meus parabéns pelo excelente blog.
    Nuno Barroca

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Nuno, obrigado pela extensao dos seus pensamentos por escrito aqui.
      Olha, as perguntas que voce faz ja foram feitas e tentadas por muitos aqui. Antes de mais nada voce precisa entender do que o mercado gosta. Sabia que ha vinhos maravilhosos em portugal, incluindo os espumantes?
      Claro que sabia.
      Agora tenta importar e vender esses vinhos que nao sejam do alentejo ou do douro de produtores famosos?
      Sabe o que acontece quando voce traz um vinho super pontuado que ainda nao esta no Brasil? Uma importadora maior vai la e pega o seu vinho.
      Infelizmente voce vai aprender, como muitos outros europeus, que o mercado brasileiro (ainda) he feito por pessoas em grande maioria ignorantes em muita coisa. Sao alheios as boas coisas do mundo porque nao tem acesso a essas coisas. Cultura, gastronomia, historia, habitos, modas. Ha 500 anos tudo chega atrasado aqui e quando chega fica na mao de novos ricos ou pessoas esnobes que afastam outros de habitos e coisas que poderiam e deveriam ser de dominio de quase todos.
      Tudo de bom ai na terra das loiras falsas esnobes. Para cada curitibina humilde que voce pegar, sao 100 mm de chuva em SP por semana.
      Boa sorte no Brasil. Conselho dado por Tom Jobim: Brasil nao he para amadores. Lembre-se disso sempre.
      PS: Como em tudo ha quem ame e odeia opinioes. Algumas pessoas detestam meu humilde blog. Outros gostam bastante. Nunca entendo os dois lados.

      Delete