Friday, July 6, 2012

Minha Definicao De Lixo, Show, Tragedia, Alegria, Zurrapa e Vinho

Post inspirado apos receber um comentario de um leitor (Ricardo Terrazas, seria esse um predestinado no nome??), que mora na fronteira sul do Brasil onde la tem acesso a bons vinhos do Chile, Argentina e Uruguay. Segundo ele os forrasteiros se divertem com os grandes vinhos da America do Sul, e nao sentem falta dos Europeus. 


O que é, portanto, um vinho lixo para mim?
- Todo vinho que tem que passar pela mao do enologo para ter alguma caracteristica mudada. Sejam taninos adicionados, madeira em excesso, muito extrato, acidez adicionada, leveduras excessivamente frutadas e por diante. Tudo que nao venha da natureza.


- A outra definicao fica por conta das condicoes edafo-climaticas. Apesar de ser um vinho de terroir, natural, as uvas sofrem demais debaixo das condicoes erradas. Uma safra chuvosa ou uma uva plantada no terreno errado e temos um vinho lixo.


O que é, portanto, um vinho otimo para mim?


O contrario do descrito acima. Ponto final.


Em media os europeus sao muito melhores que os do novo mundo, sao vinhos de terroir (alias, a cozinha TAMBEM É DE TERROIR) mas nao pensem que nao ha MALANDROS E PICARETAS tambem na Europa. Ao contrario, ha miude ha escandalos em todos os paises. Brunello falsificado, borgonha idem e por ai vai.


Ricardo, os bons vinhos do Chile, Uruguay e Argentina sao muito caros no Brasil que paga impostos. Por R$ 50.00 é possivel tomar um belo vinho europeu.





4 comments:

  1. Tem alguma maneira de saber se o vinho é um "lixo" sem precisar colocá-lo na boca antes?
    Seja por preço ou informação no rótulo?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Allan. Pergunta nao muito facil.

      Eu como consumidor tento apertar o vendedor. Se o cara titubear na resposta ja pulo fora. Ha varias perguntas a serem feitas.

      Uma outra maneira seria a regiao. Algumas regioes fazem muitos vinhos bons. Quanto menor a regiao, melhor. Ou a propria altitude ajuda. Adoro vinho de altitude.

      Por ultimo vem o fato do vinho nao estar em todos os lugares, paises, cartas e gondolas. Coisa boa nao se acha em todo canto.

      Nao ha resposta ou approach perfeito. Eu ja me enganei em relacao a alguns vinhos. Creio que as horas voadas vao te ensinar a separar os engodos dos achados.
      Ajudei?

      Delete
  2. Acho difícil, Allan. Só há dois tipos de vinhos: os bons e os ruins. Os ruins eu não gosto; já os bons eu gosto. rsrs

    Penso que essa conclusão quanto à qualidade de um vinho exige muita experimentação. Paladar, assim como qualquer sentido, para ser apurado precisa ser testado, utilizado. Por isso, para mim, é preciso experimentar, beber mesmo. Ninguém saberá diferenciar uma composição barroca, por exemplo, de uma composição clássica sem ouvir bastante os dois estilos! Penso que o mesmo ocorre com os vinhos.

    Primeiro, há uma fase de experimentação. Experimenta-se de tudo. Depois de um bom tempo, é que se chega à fase mais crítica, aquela na qual encontramos nosso estilo preferido e, naturalmente, separamos o joio do trigo. As opiniões dos outros também podem ajudar, mas não devem ser fundamentais e a única fonte de qualidade. Eu costumo pedir várias opiniões para nosso amigo João Ratão! Mas eu sempre procuro julgar pelo meu paladar.

    Em razão disso, desconfio de quem julga exclusivamente pela região, país, etc., embora reconheça que algumas regiões são mais eficientes. Em suma, não vejo como julgar um vinho exclusivamente pelo rótulo. De um modo geral, as pessoas fazem isso porque já possuem uma vasta experiência com vinhos de determinada região. O João diz isso porque é “quase” um consenso que os vinhos bons sul-americanos são muito caros em relação aos bons europeus. Ora, se ambos são bons, mas um é mais barato, porque consumir o sul-americano?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Doni,

      ou estamos nos dois tremendamente enganados ou entao estamos afiados. Concordo 105% com tudo que disse.

      Horas de voo mesmo. Litragem. Ficar fucando, perguntando, lendo, ate adquirir conhecimento suficiente para nao ser passado para tras por ninguem. Nem mesmo voce se enganar.

      Delete