Saturday, April 20, 2013

Grandes Viagens: Russia. Traumatizante, Linda. Se Prepare Para Banho De Cultura

Uma das viagens mais interessantes que fiz na vida foi para Russia, incluindo St. Petersburg. Nao colocarei muitas fotos aqui porque ja falei demais da Russia tempos atras. E ha mais fotos bonitas no internet. 

O que esperar de St Petersburg?

1. Cultura: A cidade eh literalmente um museu a ceu aberto. Em qualquer quadra/quarteirao ha estatuas, quadros, sei la, alguma coisa importante de uma epoca importante. Reserve dois dias para ir ao Hermitage. Ali voce entendera muito da cultura e historias russas. Essa foto descreve bem uma sala feita de malaquita e ouro. Enquanto o Pedrinho, o grande, levava uma mega vida no palacio as pessoas morriam de fome nos campos. 




Ha tambem os fortes para serem vistos e visitados. Prepare o bolso ate para ir ao banheiro. Esteja em boa forma fisica para andar muito pela cidade. Eu tenho o mapa na cabeca apos andar para todos os cantos. Aproveite enquanto tem energia, idade e saude. Caminhar 15km por dia com 75 anos nao deve ser facil.

2. Comida: Uma gastronomia muito interessante, quando local. Muita caza, muita coisa selvagem para os turistas e locais. Para quem esta acostumado com os precos de SP, RJ, moleza. A dificuldade para se pedir alguma coisa eh enorme pois poucas pessoas falam castellano, italiano, ingles. Uma vez tive que pedir algum bicho da montanha que fazia Beeeeeehhhhhh. Ate hoje acho que era um carneiro. Vai saber.




3. Compras: St. Petersburg tem mais lojas e luxo que SP. Ficaram ricos mais rapido. Para as madames de plantao ha lojas maravilhosas que poe a Oscar Freire no chinelinho. Na boa, vc vai para um lugar lindo desse e vai fazer compras? Fique com a cultura e historia do lugar. De preferencia a mercados pequenos, onde turistas nao vao.

4. O povo: Pessoas racistas, extremistas, agressivas e gersons foi o que apurei. Um conhecido que morou la falou que quase apanhou no metro porque falava em portugues com a patroa. "Voce mora na russia, fale em russo". Eles nao perdem UMA UNICA oportunidade para te levar mais dinheiro. O combinado nao tem valor. Muito cuidado com motoristas de taxi, com metro, com tudo. Me senti muito mais a vontade somente dentro do aviao, e olha la. Um show de horrores como da medo de ser explorado ou roubado. Um pais mais antigo que o Brasil, certamente sao mais evoluidos nas coisas ruins que temos no Brasil.... Deu do do tal de Hulk que joga no Zenith la. Esse povo de origem eslava tem origens complicadas. 

Em relacao as mulheres posso afirmar seguramente que em lugar algum do mundo vi tantas por metro quadrado tao bonitas. E o visual (roupas, andar, perfume) parece um grande filme porno. Lindas. Imperdivel. Se alguem acha que no RJ se usa pouca roupa tem que ir ate a Russia dar uma olhada. Ate durante o clima frio as microssaias estao em moda.

5. Vinho: Como ja mostrei aqui anteriormente os vinhos feitos na Russia sao muito bons e tem um preco otimo pela qualidade. Eu adorei o que comprei la. Claro que ha o fator novidade...mas valem o seu rublo.

6. Leia bastante sobre historia e cultura antes. Insisto no assunto, St. Petersburg por tudo que aconteceu, por todos os personagens historicos eh fascinante. Eu tive o privilegio de assistir historias de guerra na TV deles em algum canal de historia e pelo que entendi foi uma experiencia fabulosa ver a guerra sob a optica deles. Sem a URSS JAMAIS a Alemanha teria sido derrotada. Os americanos e ingleses eram apenas co-participantes. Muito interessante ver o mundo sob outro prisma (assim que intelectuais falam??).

7. Igrejas: Sao lindas por dentro e por fora. Vale sua visita. Alias, na regiao toda (ja falei da Estonia aqui) as igrejas sao maravilhosas. Ate para um ateu convicto. Beleza, historia e cultura sao para todos.

8. Merecidas ferias. Vou com dona Baratinha visitar um dos lugares mais lindos do mundo. Sem brasileiros por perto, walmart ou target. Nem filas na disney. Ate a volta. Alguns posts programados.


Nao foi nada facil escrever esse artigo nessa maquina

4 comments:

  1. Viajar é uma das cincos melhores coisas da vida. Só perde para mulher. Por isso a melhor coisa que a vida pode nos proporcionar é uma viagem ao lado de uma bela mulher.

    ReplyDelete
  2. Aliás, corrigindo:

    "a melhor coisa que a vida pode nos proporcionar é uma viagem ao lado de uma bela mulher, regrada com boas bebidas, boa música, bons restaurantes e muita história"

    ReplyDelete
  3. Boa viagem, aproveite mesmo. Rússia deve ser um lugar sensacional, com essa história que ficou fora do nosso alcance por causa da cortina de ferro e da Guerra Fria. Um dia quero conhecer...

    ReplyDelete