Monday, June 3, 2013

Sistema De Pontos No Vinho. Estao Todos (Quase) Errados! E Porque Voce Nao Deve Confiar Neles

Recentemente conversei com um importante critico de vinhos que escreve ha anos para uma revista dos estrangero. Tenho trocado correspondencias electronicas com criticos ha algum tempo e o motivo do meu incomodo esta no fato que criticos de vinhos do mundo todo sejam estes amadores ou nao, nao sabem avaliar um vinho.

Esses criticos odeiam quando pergunto quais sao os criterios que usam ao pontuar um vinho. Muitos degustam 30 vinhos por dia e se fossem usar criterios rigidos e fixos para cada um ficariam horas e horas avaliando os vinhos. To hell with that (o trabalho enorme) he o que acho que fazem.

Ja devo ter falado disso aqui, nao me alembro se sim ou nao e nao vou procurar.

Criticos profissionais, amadores, blogueiros, bicheiros, jogadores de bocha, desde que surgiu o sistema de pontos atribuem pontos a vinhos num criterio de gosto pessoal. E ai reside o maior erro de todos.

Um vinho nao ''merece ou leva 90 pontos'', um vinho ''nao vale 92 pontos". Ha um roteiro bem definido onde a pessoa avalia varias caracteristicas do produto, comecando com o visual passando pelo aroma terminando no gustativo. 

De novo: Eu nao gosto de uva torrontes, mas quando avalio torrontes nao dou menos pontos aos vinhos de proposito, assim como nao dou mais pontos a vinhos que me encantam. Prazer da degustacao (ou nao) tem que ser separado da avaliacao.

Leitores e intelectuais de botequim que aqui baixam com regularidade, em verdade vos digo: Nao deixem que Zes Ruelas e Bebuns com um laptop e uma conexao de internet facam a cabeca de voces sobre o que eh bom ou nao. 

Terminando sobre o porque voces ou os consumidores em geral nao podem se basear [somente] em pontos quando se decide se um vinho presta ou nao: Vinicolas perceberam que tipos de vinhos os criticos gostam e comecaram a fabricar esses vinhos para os criticos. E eis que muita coisa artificial, caramelizada, e ate com acidos adicionados (com ou sem permissao) surgiu. A banalizacao dos pontos altos atingiu o apice durante os anos 90 e 2000. E deu no que deu....  

Eu mesmo ja importei vinhos com muitos pontos que sao quase intragaveis. Bala toffel com petroleo batido com suco de eucalipto e carvalho.

Mandem essa tontice de se guiar por pontos para o terceiro dos infernos. 

2 comments:

  1. Desta vez concordo em cheio contigo. Lembrando ... Avaliação SOMENTE as cegas.
    Abraços.

    ReplyDelete
    Replies
    1. VF, dessa vez concorda comigo?
      Todos deveriam concordar o tempo todo comigo.

      ;-)

      SDS

      Delete