Thursday, September 5, 2013

Perguntar Ofende: Consumidor, O Que Voce Quer?

Responda rapido: 

Voce se preocupa mais com o custo do vinho que compra ou com as margens que os importadores praticam?

Leio, ouco, escuto, recebo pensamentos de pessoas que se molestam o tempo todo com os importadores que cobram fortunas por vinhos que custam pouco fora do pais, ou com importadores que praticam margens ''injustas''.

Nao sei quem tem o poder de decretar isso, salvo o proprio importador. Por que? Porque somente eles e o produtor sabem quanto custou a mercadoria na origem.

Tentando esclarecer tudo isso: Produtor do Chile vende dois vinhos identicos para duas importadoras com dois rotulos e nomes diferentes.

Como uma importadora tem mais poder de barganha, compra o vinho mais barato na origem. A outra nao, paga mais pelo vinho. Aqui estao os resultados:

Rotulo A
Custa USD 3.00 garrafa, vendido a R$ 49.00 ao consumidor final.

Rotulo B (mesmo vinho)

Custa USD 4.50 a garrafa (50% mais caro!!), vendiddo a R$ 49.00 ao consumidor final.

Voce quer fazer justica e chamar o importador A de fdp enquanto o B he um coitadinho. Sera mesmo? Ja pensou que B pode estar fazendo subfaturamento (crime fiscal), pagando por fora uma parte da conta, pagando menos impostos e pagar tanto quanto A na conta final? Ja pensou que B pode ter custos fixos, trabalhistas, operacionais muito menores que A?

Esse tema de margens, lucros abusivos, importadores coitadinhos, etc he complexo e merece muito cuidado na hora dos julgamentos e dedos em riste. 

O que aconteceria se voce soubesse que uma importadora que trabalha com margens de primeiro mundo fosse muito eficiente e os donos estivessem adquirindo uma fortuna com vinhos importados?  Ainda assim voce iria dizer que os vinhos poderiam ter precos baixados. Aposto.

Se voce se deixar guiar pela justica socio-financeira que acha que deve existir, fara um monte de besteira. Ou entao va comprar um Gurgel BR800 para se sentir melhor. Venda seu BMW (com preco bem baixo tambem).

Compre vinhos com base no que seu bolso  e gosto dizem.

Ultimo exemplo: Os vinhos "reservas" (balaio de gato) da argentina e chile sao bem parecidos, nao sao? E todos  tem que estar na faixa de R$ 45.00 (posto SP). Acima ou abaixo disso podem ser oportunidades ou desperdicio. Pronto.

Simplifique. 








7 comments:

  1. Passou da hora das importadoras se unirem e fazerem algo simples: abrir as planilhas.

    Até lá, custo é minha única preocupação, pois não tenho mesmo como ter pistas das margens de lucro das importadoras.

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    1. Lavi,

      esqueca margens. compre pelo preco e pela qualidade que o vinho tem. alias, deveria fazer isso para tudo que adquire.

      SDS para o cambuci.

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  2. O consumidor brasileiro em seu DNA quer comprar mercedes pagando preço de carro popular. mesmo que o motor da mercedes seja de fusca! Somos 150 milhoes de Gersons...

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    1. Espressa

      somos otarios em constante estado de alerta. adoramos comprar tudo caro nao importando a qualidade.

      consumidores de rotulos.

      certissimo em relacao ao bando de gersons e gervasios que imperam na nossa cultura.

      SDS

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  3. Espressa-mente, desculpe, mas nao entendi seu comentario. vc ta dizendo que em geral brasileiro quer pagar pouco no vinho?
    Aqui os vinhos sao carissimos. eu diria que eh o contrario, pagamos preco de mercedes pra comprar um fusquinha....

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  4. JR,

    O mercado brasileiro como um todo é cartelizado. Exemplos estão aí como o automobilístico, o cimenteiro, o siderúrgico,o habitacional,o elétrico,....., e o do vinho brasileiro e importado. As associações de classe são formadas por lobistas, para obterem benesses governamentais, para se defenderem perante o apetite do fisco, e para fixarem volumes e preços mínimos para cada segmento de produto. É o PREÇO BRASIL !!

    O mercado do vinho, aparentemente pelo grande número de produtores, de importadores,de distribuidores e de rótulos, é concorrencial; qual nada, a manada segue os líderes, independente de seus custos; posição que só dá sustentabilidade aos preços praticados pelos maiores e melhores. Temos uma oferta acordada, propositadamente reprimida, para sustentação dos altos preços.

    Não nego que os problemas de infraestrutura, logísticos, fiscais, alfandegários, de armazenamento, de transporte, de formação de mão de obra qualificada, impeçam a expansão setorial, e consequentemente a baixa de preços.
    É o CUSTO BRASIL !!

    Esta bicicleta vai continuar rodando desta maneira até que a sociedade civil inicie o combate efetivo para as transformações políticas,e para o desmanche dos cartéis institucionalizados.

    É briga boa para a sociedade organizada!! Abraços.

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    1. Estimado Rafael,

      concordo plenamente com o efeito manada para os vinhos com mais volume e referencia. Vira um mercado de commodity puxado pelas grandes.

      Mas volto ao ponto original do artigo: Foque no custo x qualidade do bolso. Voce fica sabendo que o vinho custa USD 3.00 na origem (malbec argentino) e se revolta ao ver vinho na gondola por R$ 39.00. MAS digamos que o vinho eh bem superior em relacao aos pares pelo mesmo preco?

      Compremos os bons produtos pelos melhores precos ate que haja uma reeducacao geral desde as importadoras passando pelas lojas.

      Em relacao ao seu sonho da sociedade civilizada, se existir um deus, que abencoe seu otimismo.

      Disfruta tu fin de semana.

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