Thursday, December 19, 2013

Alimentos Organicos Nao Terao Prioridade No Planeta? Como Ansin?

Artigo do 'the economist'. Secao 'Leaders' da semana passada.

Sem GMOs o mundo nao conseguira produzir o tanto de alimento que vai consumir. GMOs podem ajudar tanto no combate a pragas quanto no muito melhor aproveitamento da energia solar e agua, aumentando em muito a produtividade da fotossintese, ao passo que os alimentos organicos puros de origem nao produzem muita coisa por unidade de terra (ainda que se bem cultivados fazem com que o solo volte a ser vivo, seguram erosao, promovem vida fora e dentro da biosfera).

Como ex-agronomo que acompanha o mercado vos digo que nao temos 'outra alternativa' (SIC); Nao ha tecnologia em vista para se aumentar a producao que nao seja atraves de GMOs. Obvio que ha riscos para fauna/flora nativa dos locais nos casos de GMOs que carregam inseticidas e genes resistentes a herbicidas, mas tambem ha coisas muito uteis como aumento de vitaminas e minerais dentro das plantas (ainda que ''artificialmente embutidos''). Exemplo? Ferro a mais em arroz plantado na Asia. Ferro combate -- entre outras coisas-- anemia. E black blocs. GMOs podem ser utilizados tambem positivamente aos humanos, ao contrario que os ''ativistas ecologicos'' pregam pelo planeta.

Alimento organico deveria ter prioridade em lugares onde a producao de graos principalmente nao seja possivel. Que tal terrenos vazios que tanto existem em todas as cidades? Ou aqueles locais onde maquinario nao pode operar por conta de declividade ou mesmo custos? Prefeituras e governos poderiam alugar terrenos que estao ociosos. Sem superfaturamento de alugueis e arrendamentos.

Deliciosos morangos com gosto e cor de revolver de feira. Somente tecnologia GMO pode fazer essa delicia.



3 comments:

  1. 80% dos alimentos processados nos EUA são GMOs. Em 30 outros paises grandes produtores e consumidores como japao, reino unido e australia, fazem serias restricoes tanto na produçao qto ao consumo de produtos GMOs.
    Bem verdade que sem o "bom" GMOs nao teriamos hoje por exemplo banana para consumo em larga escala.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sem GMO não teríamos banana em larga escala?!? A planta mais fácil de plantar, mais produtiva que existe? Onde você mora faltava banana pra comprar, antes dos transgênicos? Pois sempre foi a fruta mais barata, e a que mais se joga fora, de tanto que produz. Minha vó cansou de mandar arrancar bananeira da casa dela, pois elas não paravam de se multiplicar. Parece praga.

      Delete
  2. Falta de alimento no mundo é daquelas mentiras que, de tanto repetidas, viram verdade. 1/3 dos alimentos produzidos são desperdiçados. Nos EE UU, mais ainda. (http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/desperdicio-de-alimentos-preocupa-fao-2)
    Além disso, mesmo com o aumento da produção com transgênicos, se isso fosse real, a sobra continuaria não chegando a quem morre de fome, pois essas pessoas continuam sem condições de pagar. Ou seja, o desperdício só vai aumentar.

    O livro "O Mundo segundo a Monsanto" mostra centenas de estudos que mostram evidências dos efeitos nocivos de diversos transgênicos, além, é claro, de mostrar estudos que comprovam que o ganho de produtividade com transgênicos, na soja, se perde em 10 anos.
    O curioso é que jogando no Google, nunca achamos nenhuma reportagem mostrando consequências negativas dos transgênicos, principalmente em Português. Mas o livro trás umas centenas de referências que você pode comprovar.

    Certos estão os Europeus, pois aqui está difícil comer.

    ReplyDelete