Monday, December 16, 2013

Pequenos Vinhos, Grandes Preços

No champagne, no vinho argentino, chileno, americano, no brunello, no barolo ha os vinhos do caipira que quer se mostrar ou daqueles que estão simplesmente aprendendo. Cometemos erros quando somos iniciantes no vinho e geralmente os erros diminuem a medida que o tempo passa e a cintura fica mais aparente.

Tomei duas safras de Barolo Pio Cesare na vida. Sabado passado tomei a 2008. Um vinho pobre pelo preço. Muito so-so por tanto que se fala por ai. Mas quem tanto fala dele por ai? Juvenis, claro. Ninguem que ja tomou um bom barolo na vida classificaria esse tiozinho entre os grandes.

Barolo, Brunello e Champagne sao grandes decepcoes para muito enofilo iniciante por ai. No reveillon abrem champagnes de R$ 300.00 e na hora da celebração ninguém tem coragem de dizer que o vinho nao é grande coisa.

É como ir a um velório e dizer que o sanduíche (caro) estava ruim. Deixa para la.

Cuidado com vinhos que são famosos nas bocas e canetas de muitos.

Se beber, nao blogueie.

4 comments:

  1. JR,

    Dê mais uma chance aos Barolos da Pio Cesare, deguste algum de safra anterior a 2004, e depois me diga suas impressões. Para a melhor apreciação das qualidades de Barolos, Brunellos, Riojas Gran Reserva, Borgonhas 1er e Grand Crus, Bordeaux de 1o a 5o Crus devemos ter a santa paciência de aguardar , no mínimo, 10 anos de evolução do vinho na garrafa, haja ....!!

    Caso não dê para te escrever mais nenhuma abobrinha neste ano, desejo para você e aos colegas do blog BOAS FESTAS E FELIZ 2014 com muitos BONS VINHOS !! Forte abraço.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Estimado RM

      Sugestao anotada. Estou com um barolo que sei que he espetacular da safra 2007. Entao vou esperar para ver o que se passa. O produtor se chama E. Pira & Figli. Barolo Cannubi 2007. Tomei esse barolo numa feira da Grandi Marchi em 2013. Espetacular, ainda que me surpreendi que estava otimo em 5 segundos apos aberto.

      E pode escrever solanaceas sempre que quiser. Do mundo nao se leva nada.

      SDS

      Delete
  2. Boa Tarde JR,
    obrigado pelo alerta. Eu gostaria de conhecer melhor os vinhos do Piemonte. Por onde começar? Você pode indicar alguns produtores?

    Abraço,
    Marco.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Marco,

      comece com langhe e barbera. Escolha com carinho.

      sds

      Delete