Monday, January 6, 2014

Pequenos Vendedores, Grandes Enroladores

Essa aconteceu no ultimo dia do ano antes de eu pegar um filme no shopping Market Place. Nao falo o nome da loja, mas ha uma de vinho la.

Ao constatar uma garrafa de espumante rose do veneto eu perguntei quanto custava. O que segue a seguir vai do triste ao hilario, mas pode refletir o nivel dos vendedores de vinho no Brasil, assim como o dos consumidores.

Vendedor: Esse prosecco esta em promocao. Levando 3 garrafas cada sai por R$ xx.00 (uma promocao "daquelas"....., mas isso he problema de quem compra o vinho).

Eu: De onde he o vinho?

V: He um prosecco, da italia.

Eu: Mas nao vejo o selo de DOC e o vinho he rose. Nao existe prosecco rose.

V: Mas he prosecco.

Eu: Feito com uva glera? Rose?

V: Sim, a uva foi amassada (sic) com a casca. Por isso fica rose. He prosecco. Ah, e glera he um nome que nao pegou no Brasil.

Eu: Ok. 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Custava falar que o vinho era um espumante italiano rose [da regiao dos prosecco]?

Nao da para saber tudo de todos os vinhos, ainda mais voce e eu que nascemos em regioes e pais onde vinhos nao sao algo do cotidiano, mas nao he tao dificil dizer que nao tem certeza ou algo similar....ou desculpe esse vinho chegou faz pouco tempo, mas meu colega aqui sabe mais sobre ele, etc....etc.



Quase igual a um prosecco. Praticamente a mesma coisa.



6 comments:

  1. O pior é que nem dá pra saber se é enrolação ou ignorância (e preguiça) mesmo.

    Infelizmente esse pessoal é muito mal preparado. Uma vez fui a uma loja, queria presentear um amigo que estava começando uma adega em casa, por isso queria um vinho que tivesse uma longevidade maior. Ao ser atendido, disse que não tinha nada específico em mente, mas queria um vinho "melhor, sabe, para guarda". A vendedora não tardou a me oferecer um bom vinho, dizendo "entendi, você quer um vinho para dar de presente a um policial, então esse aqui é ótimo!".

    Ia até explicar que guarda não era "puliça, meganha, gambé, etc.", mas como o vinho era realmente bom, decidi que seria bem mais rápido agradecer, pagar e sair.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Vinho para "o" guarda? essa fica para sempre. classico instantaneo.

      SDS

      Delete
  2. hahahahaha, Se ele acessa o blog, certeza que o Ari Toledo vai adicionar ao seu repertório!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Finan:

      Em geral as opinioes e comentarios que deixam na internet (em varios paises e idiomas) sao hilarios. Pode ser economia, esportes, previsao do tempo.... e por ai vai. Competicao injusta com um criador/pensador de piadas como o Ari Toledo.

      SDS

      Delete
  3. JR e Mateus,
    O anedotário do vinho não tem fim mesmo.
    Abraço!

    ReplyDelete
  4. O cara lia o Blog do Leitão brasiliense?

    ReplyDelete