Tuesday, April 15, 2014

Sobre A Homogenizacao Dos Vinhos No Mundo

Semana passada foi quente na lingua inglesa internetica com dois criticos famosos (um americano e outro ingles) defendendo a homegenizacao dos vinhos ao redor do mundo. Resumindo muito curtamente o que escreveram a conversa termina com ''se o vinho esta bem feito, que assim seja, nem que Frances seja igual a Americano que he igual a Italiano que he igual a Australiano''.

Discordo. 

Outro critico mais famoso (R P) falou tambem essa semana que talvez o melhor vinho do seculo XX foi um vinho lotado de cabernet de 1985, chamado de Sassicaia (so ver o tweet dele). Da uma ideia boa do gosto do cara. Ainda nao aprendeu!


Fazendo mais uma vez uma comparacao para ajudar os mais retardados (incluindo meu cunhado), qual graca teriamos se todos os carros do mundo fossem replicas de um Ford T qualquer? Ainda que fossem bem feitos, ter escolha he saudavel, faz bem, agrada, acalma os animos. Henry Ford dizia que poderia-se comprar qualquer carro desde que fosse da cor preta. 


Ou entao se todas as roupas fossem muito parecidas umas com as outras, ainda que bem feitas? 

A graca da coisa esta na diversidade. Ou algo parecido. Eu ainda quero um vinho da regiao XASDADAFA do mundo com aroma e gosto daquela regiao. Resta saber se ja combinaram isso com o mercado.

Take a hike, Steve.


Que mundo lindo onde nao ha mais diferencas entre nos.

1 comment:

  1. na mosca, JR. tenho certa dificuldade para identificar vinho "pasteurizado", e isso acaba até em um pouco de preconceito com certos países e regiões, mas vou bebendo e aprendendo enquanto isso. Sassicaia o caráleo.

    ReplyDelete