Friday, December 12, 2014

GRANDE Artigo. Rogerio Fasano

Alto nivel. Que alivio ler boas coisas.....

http://www1.folha.uol.com.br/comida/2014/12/1560953-rogerio-fasano-o-que-e-ser-o-melhor-restaurante-do-mundo.shtml

8 comments:

  1. cara, que texto foda. não precisava nem ter citado, ao final, o mestre Cohen. muito bom, valeu pela dica, JR!

    ReplyDelete
    Replies
    1. De nada. Voces mandam coisas boas a todo momento, por que nao compartilhar tambem?

      Delete
  2. Meus Caros,

    Só tenho uma coisa a dizer: O mundo anda pra frente.
    Sinto uma pontada de "Saudosismo reacionário no texto do Fasano.
    Um pessoa que já foi um grande "Restaurateur" antigamente como ele diz e que hoje em dia está em plena queda livre. A culpa é de quem? sua? minha? do vizinho? quem já frequentou algum restaurante dele sabe como é... se paga o figado por uma massinha ou risoto simples.Hoje em cada esquina se tem algum restaurante que faz a mesma coisa por 1/5 do preço... Desculpa Rogério... mas vá la na IBM ou na microsoft e veja se eles fazem os mesmo produtos de 30 anos atras..

    ReplyDelete
    Replies
    1. EnoPobre,

      talvez isso seja aplicável a vários setores. na Fórmula 1, por exemplo, os pilotos até os anos 90 precisavam ser "acertadores de carro", dar palpites na mecânica, sugerir aprimoramentos, ficar de olho. hoje, com a coisa toda computadorizada, isso ficou desnecessário.

      no caso da gastronomia, se não tem tanto computador, parecem ter chegado à conclusão de que inovar no preparo e tornar isso um "espetáculo" é que era o futuro. azar de quem se formou em outros tempos e que se sente bem fazendo as coisas à moda antiga.

      dia desses, o JR falou de Barolos feitos à moda antiga e dos novos, com mudanças no processo que permitem o consumo muito antes do que se costumava, e defendeu que houvesse espaço para os dois estilos. mas o culto à juventude e às coisas novas, hoje, dificulta isso... e, no caso do que o Fasano colocou, também. os dois lados têm condições de fazer coisas legais, não rola uma "obsolescência programada".

      se essa parte do texto desperta controvérsias, a parte das listas de melhores restaurantes é, pra mim, irretocável. acho muito simplismo, e até um certo desrespeito, misturar tantos estilos e gostos numa lista. prefiro o livro do Boni e do Ricardo Amaral, que não tem a pretensão de fazer ranking, é apenas uma coletânea de lugares em que eles tiveram momentos inesquecíveis, sem uma competição entre as casas. no mais, já dizia aquele crítico musical: desde os tempos de Moisés lista existe pra ser contestada...

      Delete
    2. E nao he que o livro supracitado he otimo tambem porque nao fica com essa tontice de ranking?

      De atriz porno a piloto de F-1 sempre ha quem queira fazer um ranking definitivo, e nao esqueca que ha espertonildos que ate lucram em cima dessas listas.

      Como aferir quais sao os melhores vinhos do mundo?
      Ranking deveria servir para tenista, time de futebol e similares. Para o resto nao presta.

      Sds.

      Delete
  3. Eduardo,

    Acho que estamos falando a mesma coisa de maneiras diferentes.
    Não sou contra as tradições, mas para haver tradição e preciso ter diferencial..
    O que me incomoda no texto dele é essa critica sublime ao novo, a novidade.
    Sobre as listas não tenho como opinar... nunca cheguei a por os pés no falecido El Bully, e no NOMA parece ser impossível para meros mortais.. (reservas com antecedência de 1 ano)
    Particularmente eu pagaria R$ 80,0 no ceviche de cebola crua do Javier Wong, mas não voltaria a pagar R$ 80,0 no risoto de brie e pera do fasano

    ReplyDelete
  4. Ricardo Amaral é uma versao retro do rogerio fasano. O cara manda muito bem. penso assim, por fazer varias pessoas diariamente pagarem os tubos pela tal prato com pera...
    O cara versa em hoteis, buffett, restaurantes e ganha dinheiro com isso, um genio!
    E como meu avo dizia, "lista é igual bunda, cada um tem a sua!"

    ReplyDelete