Tuesday, December 30, 2014

Vinhos Que Ensinam E Decepcionam

Ja devo ter escrito isso aqui, la se vao tantos anos de besteira, mas ainda fico com o meu lema que uma grande vinicola (na qualidade, nao na quantidade) se conhece pelos vinhos mais baratos, os de entrada.

Com a tecnologia que ha hoje somente alguem muito ruim de teoria e pratica para fazer vinho ruim com uvas boas apos uma safra de clima otimo.

Uma boa vinicola que conheco de um certo estado no Bananal esta para lancar uma linha de entrada com precos modicos que tem o objetivo de ser vinhos de combate, de giro.

O vinho infelizmente he pavoroso. Claramente faltou a eles know-how na arte de fazer um vinho com uvas modestas. Poucos sabem fazer bons vinhos com as uvas menos nobres, com a segunda e terceira passada na colheita.

Meu diagnostico he que ainda nao ha enologos em numero suficiente no nivel dos do Chile/Argentina, sem entrar no ambito agricola, climatico. 

Next...

6 comments:

  1. Para começar desejar um bom 2015 cheio de néctares bons.
    Nada mais verdade, os vinhos de entrada de um produtor também para mim são muito importantes e existe por ai muito boa gente que só dá tiro no pé tendo como exemplo um certo vinho de uma certa prova mundial organizada aqui no Brasil. Podia ter sido uma boa maneira de potencializar o vinho Brasileiro a preços mais modestos, mas quanto a mim foi uma borrada total, enfim. E assim se vão perdendo oportunidades...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Nuno, valeu pelos votos. Vai daqui uma retribuicao.

      Me lembrei dos seus patricios que produzem otimos vinhos de entrada com as uvas menos nobres. Bons tempos que voce comprava um vinho la na terrinha por EUR 2.50 e era ultra tomavel.

      Aqui voce paga R$ 60.00 por um portuga bem modesto, cansado da viagem, do armazem sem ar condicionado...etc etc.

      SDS.

      Delete
  2. Te vou contar uma historia,
    viajei para Portugal em Agosto passado e chegando fui a um mercado, passando na parte do vinho me deparei com um fabuloso vinho branco de uma adega cooperativa lá da terrinha a EUR 1.60. A minha noiva brasileira ficou de queixo caído quando bebeu o vinho e claro que será escocado de dizer que trouxe todas as garrafas da prateleira, lololol. Porque não apostar nesses tipos de vinho com qualidade, senhores produtores? Já que esses devem seguramente representar 60/70 % dos vossos faturamentos? Porque de mandar uma garrafa com um rotulo a dizer vinho em vez disso devia vir a palavra álcool que é o que costuma vir normalmente dentro...enfim....

    ReplyDelete
    Replies
    1. Nuno, pergunte a VW se eles querem vender muito UP ou muito Touareg?

      No vinho he a mesma coisa; o gajo quer vender os mais caros que tem mais margens e mais EGO.

      Nao sou dono de vinicola, mas a pouca experiencia que tenho me conta que sempre que quero comprar uma carga de vinho barato, sou obrigado a comprar vinhos ICONES (blergh) tambem.

      Alguma piada ja ouviste feita com tinta Barroca?

      Delete
  3. Eu percebo onde queres chegar são os vinhos Ícones que dão prestigio a casa mas não é por ser barato que o Up não é bem feito dentro do seu segmento. Tenho um amigo meu que tem um vinho de entrada de gama excelente e segundo ele esse é que lhe dá dinheiro a ganhar os de top são só meia duzia de garrafas para ganhar posição de mercado e chega as vezes até a perder dinheiro com eles. Dava uma longa noite de conversa ao lado de um bom vinho com a casta Tinta Barroca, uma excelente casta para o blend mas também existe em variatal como o Muxagat Tinta Barroca do Douro. Agora piada nunca ouvi.....

    P.S: Já provas-te o azeite da terrinha?

    ReplyDelete
  4. Nao provei o dito azeite ainda. Melhor comprar antes que acabem com o carrefour. Hasta!

    ReplyDelete