Saturday, July 18, 2015

Grandes Viagens, Preços Decentes. Peru, Cuzco, Machu Piccho, Valle Sagrado (UPDATE)

Se voce acha que ir ao Peru é somente Machu Picchu ou fumar maconha em Lima, esta bem enganado. Mas MP tem que ser boa parte da sua viagem ainda assim.

A parte andina do Peru tem muita cultura, historia, paisagens, monumentos e comida boa para oferecer. 

Esqueça a parte esotérica, mistica de MP. Ha outros lugares tao bons quanto que valem muito a pena seu tempo. Recomendo com maos juntas e de joelhos uma passada boa no Valle Sagrado tambem.

Em MP ha paisagens simplesmente inesqueciveis, mas tambem trilhas muito perigosas e nao ha estrutura para atendimento medico algum. Se cair do penhasco ou torcer seu joelho, provavel que va virar comida de Condor.

Em Cuzco eu recomendo que jamais deixem de consumir muito mate de coca. Perde-se muita agua e a respiracao he horrivel. Estamos a quase 4,000 metros de altitude. 

Carne de alpaca eu nao achei muita graça. Ja a lã nao tem igual. El cuy (porco da india) he uma iguaria local nos andes. Esse eu nao comi, mas para quem for macho, be my guest, parece ser bom.

Destaque para cafe de 2,700 metros que se produz na provincia de Cuzco. Gostoso, bem equilibrado. Mas ainda assim eu prefiro o colombiano, que he mais barato e mais "macio", melhor torrado.

Mais destaque para a grande historia Inca e o pouco de relatos que deixaram, mas ainda assim ha muita historia boa que envolve pedaladas religiosas e outras falcatruas (a roca sagrada he o pinaculo do trambique religioso.

Update (obrigado aos comentaristas de plantao):

Faltou falar dos vinhos: Todos os vinhos peruanos que meramente degustei no Peru sao feitos com uvas francesas. E todos tinham o mesmo gosto dos vinhos normais da argentina, chile. Exceto que nao eram tao pesados na madeira.

As opcoes sao poucas e as grandes vinicolas da argentina e chile mandam la. Uma coisa que me chamou a atencao foi que nos ultimos anos dobraram o consumo de vinho. Hoje estao em 1.75 litros pessoa ano e esperam alcancar 2.0 em pouco tempo. Em 10 anos dobraram o consumo. Mas um grande consumo de vinho so pode acontecer quando ha muita renda, muita tradicao, muita comida e tempo para tal. 

Devem bater num teto ja ja e dai vao ficar como no Brasil. Ao menos no Brasil ja ha muito mais opcoes, de espumantes a vinhos doces. No Peru eu vi muito vinho daqueles que sao porta de entrada do vinho.





1 comment:

  1. Realmente vale a pena visitar esses lugares, mês passado estive por lá, recomendo fortemente....e como todos lugares turísticos, sempre muitas arapucas, hai que se cuidar!.....mas também tem excelentes guias....café, provei o badalado Juan Valdez, gostei!.....já vinhos, esqueça, além de muito caros, a maioria das opções são sul americanas, e o próprio vinho peruano não provei, por achar que o preço não valeria a pena.....fui de pisco sour....Salud!

    ReplyDelete