Saturday, April 16, 2016

Pensamentos Aleatorios. Cozinha Espanhola E Portuguesa Em Numeros Ridiculos. Por Que?

Image result for portugues bigode


Portugal e Espanha uma vez "dominaram" o mundo. Estiveram por todos os rincones nas Americas, deveriam ter deixado uma heranca gastronomica duradoura, mas o que sao Portugal e Espanha gastronomicos no mundo hoje fora da Iberia?

Os chineses, indianos e japas estao por todo lado. Alguem poderia dizer que esses paises tem muitos emigrantes e sao populosos, mas Franca e Italia nao sao tao enormes e ainda assim se espalharam bem por ai.

Restaurante italiano ha ate na Lua. Os franceses (sempre ha algo a dizer da Franca ou de frances....oh boy) em menor numero. Talvez porque a comida seja ''metida'', cara ou dificil de fazer... ou porque se interessam mais por assar croissant do que meter a mao em investimento caro. Ja no caso italiano mesmo em lugares onde nao houve imigracao, qualquer um faz comida italiana (que nao he italiana, mas vai la, parece) e faz sucesso. tomate, queijo, massa e alguma proteina. Pronto. Abre-se uma trattoria.

Mas o ocorre com Portugal e Espanha que nao emplacam na cozinha pelo mundo? Casos esporadicos como o ''mago'' catalan ou um Jose Andres da vida nos USA sao, well, esporadicos.

Ingleses dizem (tiram sarro) que as mulheres e a comida de Portugal era tao "boa" que por isso se mandaram para os oceanos. Hmmmm, toda piada tem alguma verdade. 

Quais seriam os motivos para nao virmos Portugal e Espanha por ai? Imigrantes que so abrem padarias (Brasil) ou vao trabalhar na telefonica ou no banespa? Culpa do perfil dos imigrantes? Ou uma comida que nao agrada o mundo? Ou ainda paises que nao significam nada as pessoas e nao atraem a curiosidade das mesmas? Na america latina ha pouquissima procura ou oferta por/de comida espanhola. Ou entao eu nunca vejo nenhum restaurante.

Talvez Port. e Espanha sejam como Mexico...um lugar que oferece poucas opcoes de ingredientes e pratos (ainda que bons) e pouco empolga na parte cultural (toda historia foi devastada justamente pelos colonizadores).

Just saying.... uma hora vem a epifania sobre isso.



5 comments:

  1. Este tema dava para muita conversa e o que me chateia mais nos restaurantes portugueses que conheço aqui no Brasil servem bacalhau com arroz. Bacalhau não quer arroz, quer muito azeite de qualidade e alho. Servir arroz é um atestado de estupidez que nem sequer combina, enfim.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Nuno, minha saudosa mae faz/fazia com batata. Batata cozida...vai?

      PS: Ja comeste bacalhau do alaska? Para mim foi a maior surpresa em termos culinarios da vida. Espetacular. No Brasil tem-se a ideia que bacalhau he algo somente portugues...ainda que o povo da Noruega morra de rir dessa afirmacao.

      Enfim mesmo.

      Delete
    2. Por falar nisso, vou jantara umas batatas cozidas com uma posta de bacalhau regada com bastante azeite, alho, salsa fresca e rodelas de ovo cozido. A Noruega é o maior "produtor" de bacalhau enquanto Portugal é o maior consumidor deste peixe no mundo. Não me perguntes como os Portugueses tem uma relação tão especial com este peixe, mas como costumamos dizer, existem 3365 maneiras de fazer bacalhau. Já provas-te bacalhau fresco? Uma delicia sem igual, tal como o atum.

      Delete
    3. Não 3365 maneiras, mas sim 365 maneiras....

      Delete
    4. Certeza que o baca do Alaska chega congelado aqui, mas o gosto dele he surreal. Otima surpresa. Genero igual ao do baca de portugal, mas especie diferente.

      Amigos meus descendentes de E noruegueses me olham com espanto quando digo que um bacalhau no Brasil custa mais caro que um figado humano para transplante.

      Delete