Monday, May 9, 2016

Pequenos Mercados, Grandes Dores De Cabeca

Ahh...dia historico para falar de gentinha que so atrapalha, para falar de cambio de moedas, para falar de margens.

Faz bastante tempo que me perguntam qual o problema do cambio ir 3% para cima ou 3% para baixo. De 4.00 para 4.12 nao poderia haver tanto drama. De 3.00 para 3.10 ou para 2.91 idem.

Deve fazer diferenca, e muita, para quem esta em mercados muito competitivos e desenvolvidos. Esses mercados geralmente tem margens bem razor-thin e qualquer oscilacao faz um estrago danado. Mesmo no mercado de vinhos mais competitivo do mundo (Bordeaux) quando o Euro cai de 1.17 para 1.10 para o dollar isso significa evaporacao de margens. Negociants sabidamente trabalham no giro, com margens reduzidissimas. Mercado de commodities tambem no vinho, literalmente falando.

Recentemente o Yuan sofreu desvalorizacao de 1% em uma semana. Alguem se lembra no que deu? Foi o fim, nao foi?

Hoje gracas a um palhaco sem graca Image result for palhaco sem gracao cambio subiu e desceu quase 5% no dia. Voce que estava pagando para importar e fechou o cambio ao meio dia pode ter perdido uma fortuna. Quem por algum motivo fechou cambio as 3:55 da tarde se salvou. Por muito.


"Reportagem'' de hoje no valor diz que gracas aos rebaixamentos do Bananal as empresas de seguro nao querem dar cobertura as empresas brasileiras nem os fornecedores querem dar prazos.

Eu digo: Prefiro cambio menos volatil que credito. Se me dao 120 dias para pagar (eu tenho ate mais), mas quando for pagar R$ 4.50 por EUR, toda a vantagem ja tera ido.

Senhores, quando o mercado de vinhos for algo importante (daqui a 450 anos), cada ponto em % para cima ou para baixo vai significar muito.

Comecem a se preocupar com variacoes de 1.00% p/ qualquer lado. Isso ainda vai te salvar. Ou nao. 

Continuo achando esse mercado de vinhos no br como sem graca dado o retorno tao iffy. Para tanta dor de cabeca, melhor seria encher a cara de guiness. Gasta-se menos.




No comments:

Post a Comment