Wednesday, June 1, 2016

Perguntar Nao Ofende. Voce Considera Santos Dumont O Que?

Domingo foi dia de museu -- Da aviacao em algum lugar pelo mundo. La pelas tantas eu reparei que nao havia nenhuma, mas zero mencoes, ao tal pai da aviacao para alguns no Brasile. 

Um absurdo que outros paises digam que os pais da aviacao sao uns tais Wright brothers. Assim reagem brasileiros em geral.

Conversando com um amigo meu ingles, sujeito bem inteligente e informado sobre o fato (da invencao da aviacao e autores) ele me perguntou: Santos who?

Esse mesmo amigo me propiciou uma ida a um show uma vez no english countryside com spitfires voando e dando rasantes. 

O som de um spitfire nao pode ser descrito. Historia, importancia, nobreza e imponencia ao mesmo tempo. 

O mundo nao esta nem ai para Santos Dumont, sujeito que tem bastante merito... na Franca, mas o que quero registrar he que sempre ha o outro lado. Mesmo os Wright tiveram que lutar um pouco para terem reconhecimento. Nenhum jornal a epoca quis noticiar o feito deles. 
Assim como muita gente acha que Marconi inventou o radio, e nao foi. Tesla levou a patente e tudo (apos um pouco de trabalho). 

Acho que da para sobreviver sem ter o pai da aviacao como brasileiro. 

http://www.smithsonianeducation.org/scitech/impacto/graphic/aviation/alberto.html





No comments:

Post a Comment