Monday, April 30, 2012

Destinos: Suomi/Finlandia

Apos ganhar uma viagem da importadora do meu amigo Zelao, aquele que tem uma rede de ferro-velho na ZL em SP, vi que essa viagem atras de vinhos na Finlandia seria uma roubada.

Por increible que os parezca ha vinhos de uva feitos na Finlandia. Poucas variedades de uva suportam o  clima aqui,  mas ha alguma coisa. A maioria dos vinhos he feita de maca, raspberry, morango, cereja e sei la mais o que. Mesmo os brut sao um pouco doce. Esquecam Suomi para tomar bons vinhos.

Ha um monopolio na distribuicao e compra e venda do tal liquido precioso. Alguma coisa half-mouth do Brasil se encontra aqui. Mas gostei da parte de espumosos. Alguma coisa interessante da NZ e da Australia. Corte de champagne com precos da Oceania.

O que fazer em Helsinki?

A primeira alternativa he se matar. As coisas aqui sao tao perfeitas e paradas que isso aqui se parece com o interior de Minas Gerais, so que ao inves de pegar o Del Rey e por varas de pescar em plena quarta-feira, eles trabalham. Nao vi motoboy, batedor de carteira, gente se ofendendo no transito, cortador de fila.

Pergunta: Qual foi o ultimo comediante finlandes que voce se lembra? Algum cantor? Algum escritor?

A vida parece tao facil que eles nao produzem nada cultural, de boa qualidade pelo menos. Nao ha necessidade de se expressar, nem para o mal ou bem.

Na rua qualquer um fala ingles muito bom. Sao ultra-gentis e cooperativos. Mas na deles. Nao espere que piadas sobre portugueses sejam imediatamente aceitas como muito engracadas. Nao seja brasileiro aqui.

A segunda alternativa he correr para os museus. Ha de todos os tipos. Todos pequenos, nada a ver com os grandes museus da Europa ou de NY, Chicago...

A comida he apresentada num shopping guide como simple and pure. Talvez essa seja a melhor definicao do pais e a gente que aqui vive. Simple and pure. Simple em ingles tem ma conotacao para pessoas, mas da para forcar um pouco.

Saindo de perto das regioes/areas/quadras mais turisticas ou comerciais qualquer ser vivente come muito bem. No almoco os custos sao bem mais em conta que de noite. Aproveite a chance para comer coisas que nao existem no Brasil, como Nepal, Russo, Kazak, Naponia.

Uma iguaria disponivel em varios lugares he a carne de urso. He cara, mas aparentemente tem consumidores para isso. A dica he comprar sempre o urso que foi abatido na primavera porque apos esse periodo a carne pega gosto ruim.

Eu ja havia ouvido falar em pata de urso na Korea, mas aqui vai o bicho todo mesmo. Depois que inventaram polvora e chumbo ate urso afina.

Aos desesperados por compras vai um aviso: Aqui nao he Orlando. Nao ha target, nao ha best buy. Ha tudo de roupas e eletronicos que os brasileiros tanto veneram, mas sao caros se comparados a America. O essencial nao custa muito aqui, mas o superficial sim. Um moccha legal custa € 4.00. Um litro de leite ou comida basica sai  bem barato.

Em cambio os amantes da natureza se dao muito bem aqui. Ha muita devocao as atividades outdoors. As loja especializadas em hunting, fishing and camping sao um show. Da para ficar namorando os equipamentos por horas. E o melhor, ao inves de ser violentado por algum maniaco drogado, o maximo que pode acontecer he ser atacado por um urso faminto.

Se voce gosta de dar umas pedaladas, fique no Brasil. O clima he hostil 9 meses por ano, ate para eles. As cidades sao totalmente preparadas para ciclistas e pedestres e somente um jumento do terceiro mundo para usar buzina aqui. Bicicletas sao parte do cotidiano ha decadas. Muitos pedalam simplesmente por consciencia ambiental. Seria melhor para o ambiente que nao jogassem fora tanta comida. Li no Helsinki Times que o que se joga (TAMBEM AQUI) de comida he equivalente ao estrago de 200 mil carros por ano.

Metro, bonde, onibus. Em qualquer quadra passa algum. Ter carro para que?

Deixo a Finlandia com o gosto de ter conhecido o mundo quase perfeito. E ja fui ao Canada, Alemanha varias vezes. O que pensava ser primeiro mundo nao era novidade, ate experimentar aqui.

Ao chegar na Russia me deparei com .... o Brasil!! Mas isso fica para mais para frente.





No comments:

Post a Comment