Wednesday, April 11, 2012

Retrato Da Miseria Espanhola.

5 minutos de silencio. Isso sim he crise de verdade.

7 fatos alarmantes sobre a crise na Espanha

Altos índices de desemprego e de famílias vivendo abaixo da linha da pobreza refletem os custos da crise para o povo espanhol

Daniela Moreira, de 
São Paulo – Diante do desafio de reduzir o déficit público e tirar o país da crise, o governo espanhol anunciou cortes severos e aumento de impostos no início deste mês.
As medidas impõem altos custos aos cidadãos espanhóis, que já enfrentam níveis alarmantes de desemprego e aumento no número de famílias vivendo abaixo da linha da pobreza ou muito próximo dela.
Confira alguns números que ilustram o tamanho do problema: 
1. Cortes
No final de março, o governo anunciou cortes de gastos e aumentos de impostos que devem reforçar os cofres públicos em 27 bilhões de euros em 2012. O objetivo é conseguir reduzir o déficit público para 5,3% do PIB neste ano e 3% em 2013 – no ano passado, o número ficou em 8,5%. O pacote de austeridade é o mais severo em 30 anos, desde a transição do país para o regime democrático.
2. Mais cortes
Nesta semana, um novo corte de 10 bilhões de euros foi anunciado. As medidas devem impactar principalmente os investimentos em educação  e saúde no país.
3. Desemprego
Metade dos jovens espanhóis com menos de 25 anos estão desempregados. O nível de desemprego no país já está em mais de 24%. Ao todo, mais de 4,7 milhões de pessoas estão sem emprego.
4. Pobreza
Um quinto das famílias espanholas já está vivendo abaixo da linha da pobreza (com renda anual inferior a 8 mil euros por pessoa) e quase um terço tem dificuldades para pagar as contas no final do mês, segundo aCaritas Espanha.

5. Privação
Mais de meio milhão de residências espanholas não tinha qualquer tipo de renda em 2011, segundo o mesmo estudo, e mais de 30 mil espanhois estavam vivendo nas ruas.
6. Imóveis desvalorizados
O valor dos imóveis no país já caiu 25% sobre o valor de pico e deve recuar mais 15% entre 2012 e 2013, segundo um analista da Societe Generale.
7. Crescimento negativo
Segundo a agência de classificação de risco Standard & Poor's, a Espanha será o único dos grandes países da União Europeia com crescimento negativo em 2013.

2 comments:

  1. Há duas semanas um amigo trouxe à minha casa uma amiga dele que atualmente está morando na Espanha. Em determinado momento minha mãe resolveu indagá-la a respeito da crise, já que ela tinha deixado o Brasil na esperança de emprego, salário melhores, etc. A partir daí travamos o seguinte diálogo:

    - Não há crise na Espanha. Isso é coisa da imprensa brasileira.

    - Ah, é? Pois o que tenho lido até mesmo na imprensa internacional é muito diferente da sua opinião.

    - Nada. A crise é porque antes todo mundo comia fora; agora, todo mundo leva marmita.

    Bom, pensei comigo, certamente ela pensa assim porque deve trabalhar em alguma lanchonete servindo café ou limpando privada 10 horas por dia, o que dificilmente lhe permitiria ver todo o problema. Prossegui:

    - Talvez você esteja tendo uma visão parcial do problema, principalmente porque esse pequeno problema que você contou é apenas um dos efeitos de um problema muito maior. Segundo tenho lido, o índice de desemprego está na beirando 25% e 50% entre os jovens.

    - Não, nada disso. Isso coisa da imprensa.

    - Sim, concordo com você. A imprensa nem sempre nos dá uma visão da realidade. Na realidade, não vejo isso como uma crise, mas como uma catástrofe.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Hola Doni, que tal?

      Essa pessoa deve ser do mesmo tipo que pensa que a terra he plana, o mundo tem 5,500 anos e nao houve goulag na URSS ou holocausto na segunda guerra.

      Que disposicao...

      Delete