Monday, November 26, 2012

Vinhos De Guarda Longa Tem Futuro? O Bom Da Crise


Em toda crise há algo de aproveitável. Devido ao tremendo aumento no estoque de vinhos disponíveis, importados ou nacionais, venho reparando algumas coisas que merecem registro:

Vinhos que vem sendo oferecidos com descontos consideráveis, mas nem assim da vontade de comprá-los. Há muita coisa no mercado. Muita oportunidade (até que aqui não trago novidades).

Muitas bombas estragando. Vinhos brancos e outros sem estrutura alguma que não agüentam o passar do tempo.  Venda rápido ou mande o vinho para o rio pinheiros.

E acompanho muito vinho de safras recentes (chamados vinhos duros, novos) sendo vendidos e consumidos de imediato. 

Acontece que vários desses vinhos de outras safras somente AGORA estão entrando na fase ideal de consumo (nao foram vendidos antes por for razoes ja faladas). Após vários anos na garrafa estão com os taninos mais polidos, arestas aparadas, aromas mais complexos e disponíveis. Nao terao mais aquele cor roxa violeta que tanto minha mae e amigas adoram.

Vinhos chilenos, argentinos, brasileiros e novo mundo em geral estão oferecendo uma rara oportunidade para o brasileiro aprender a tomar vinho.

Grandes vinhos de 2009, 2008, 2007 são oferecidos o tempo todo.  Não há como apreciar o melhor de um bom vinho tão jovem. 

Há muita coisa boa no mercado dos anos 2000 a 2006 que merece sua atenção. Qual a pressa para comprar um vinho que precisa de 5, 6 anos para atingir um grande nível? Nunca antes nesse pais se consumiu vinho tao evoluido...  aproveitem


2 comments:

  1. Com isso voce quis dizer que nao havera garrafas cortesia de fim de ano para seus leitores e maiores comentarista? :o)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Espressa,

      devido a questoes de compliance e paralaxes corporativas do artigo 5 do ICMS, nao posso enviar brindes a outrem que nao seja acionista majoritario dos articles of association do blog.

      Sinto muito.

      Delete