Tuesday, April 23, 2013

A Quem Interessa Essas Feiras De Vinho? A Quem Deveria Interessar?

As reclamacoes vieram mais cedo e mais altas esse ano. Com o mercado em ritmo de crescimento e todos ganhando dinheiro  ha alguns anos qualquer importador queria ter uma "barraca" no evento. Algumas mudancas para baixo no mercado e as opinioes mudaram rapido.

Expovinis, por exemplo, para muito importador expositor virou perda de tempo, dinheiro e de paciencia. Vinhos deveriam ser expostos, relacionamentos construidos, negocios fechados (no bom sentido). Mas da tanto trabalho para pouco resultado...

Eis que a famosa onda de bebados ja irritou alem do limite. Todo ano "abaixam" (sic) aos stands centenas de pessoas que nem sabe o que querem, desde que a taca esteja cheia, tudo esta bem. Cansei de ver gente trancando pernas nos corredores. Gente que "escreve" blogs, garcons, vendedores, amantes, vendedores de telesena, testemunhas de jeova. Vale tudo para tirar a barriga da miseria. O cara recebe um convite ou paga por ele e tem todo direito de ir ate la, mas nao pode beber mais que presidentes da republica enquanto os outros tentam trabalhar. Fica em casa tomando um cynar ou um rabo de galo que eh melhor p/ todos.

Os expositores importadores sao importunados por produtores desesperados da europa atras de comprador. Ficam como moscas em volta da carne no churrasco, so atrapalhando a jornada dificil de trabalho.

Compare o custo do metro quadrado daqui pelo metro quadrado nas feiras da alemanha ou da italia. Entendeu porque o custo brasil inviabiliza tudo? E nao nos encham o saquinho dizendo que os impostos sao altos. Nada justifica que as feiras de Hannover, Bordeaux ou Verona sejam muito mais em conta que as daqui. Vai ver estao fazendo dumping la fora. Melhor entrar com uma representacao no ministerio da pingaiada contra essa gente.

O resultado de tudo isso? O surgimento de feirinhas paralelas. Algumas importadoras ja estao fazendo as suas durante a semana. Provavel que algumas se unam e facam uma feira maior para um publico mais "selecionado", ou menos disposto a beber tanto.

Orkutizaram a expovinis... coitada.

Tomara que melhore ano que vem. O mercado como um todo precisa ser mais produtivo. Saber o que faz e porque o faz. 

Atencao importadores, 14 pessoas leem o blog por dia (pensem no retorno do investimento), estou precisando comer e beber de graca as custas de algumas bocas livres.

4 comments:

  1. Depois da Expovinis desde ano definitivamente a feira entrou no calendario oficial das garotas de programa! Os negocios "na horizontal" superam os negocios fechados "na vertical"! Parabens aos organizadores por este importante "selo de qualidade"!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Da ate um trocadilho bom em ingles com as maria rolhas... rolha de screwcap. screwcap mary.

      SDS

      Delete
  2. Eu fui a uma Expovinis apenas, um bom tempo atrás. Já era o festival do bebum enchendo a lata. Simplesmente não dá para fazer nada que preste. Me traumatizei, hahaha.

    E fiquei pensando no expositor. Grande roubada mesmo. Não sei como é o horário em que o público em geral não pode entrar. Mas quando abre a porteira, sai da frente!

    ReplyDelete
  3. Eu perdi interesse pela Expovinis já a um bom tempo.
    Pude presenciar algumas cenas de "enomalas" atormentando alguns produtores, falta de educação e respeito mesmo...
    E é um tal de esconder as melhores garrafas e servir algumas gotas somente a quem interessa que realmente dava a impressão de estarmos lá mendingando um pouco de vinho, como se somente o dito vinho top é o que importa.
    Os eventos que as importadoras fazem durante o ano estão bem mais interessantes.
    Sds.

    ReplyDelete