Friday, April 12, 2013

Avaliacao De Cafes. SP City. Quem Ganha??

Bebedor de cafe tem essa vantagem: Esta sempre em busca do cafe perfeito, em todos os cantos do mundo. Em temos de desafio cafe eh bem mais dificil que vinho. Vinho eh facil; voce paga uns R$ 150.00 por uma garrafa e a bebida tem obrigacao de ser maravilhosa, ja o cafe.....depende do barista, da agua, do temo do dia, da xicara, do grao.....da maquina.

Selecionei 4 locais dos muitos que conheco e valem uma mencao. As avaliacoes (com crase):

Santo grao shopping higienopolis: O blend da casa agradou. Profundo, bem tirado, otima cor e o atendimento tambem correspondeu. Melhor que o badalado cafe da "matriz" deles. Va sem medo.

Coffee Lab - Vila Madalena: De longe o melhor atendimento e o melhor cafe; eu diria que espetacular pela paciencia e gentileza dos garcons/baristas. Nao sabem muito da parte agronomica, mas ai so um mala como eu para exigir isso. O cafe em si eh fabuloso. Delicioso. Bem selecionado, bem tudo (inclusive caro). E a parte de acessorios a venda tambem me surpreendeu positivamente. Nao ha de tudo, mas quase tudo que um entusiasta do cafe queira. La eu conheci meu novo brinquedo, que sera comprado em maio na amazon americana, o aeropress. Otima invencao. 

Destaque no atendimento: Com uma paciencia jobiana eles explicam como se deve tomar um espresso, qual a melhor xicara, como mexer o cafe...

Experimentei o coffee lab duas vezes. Nas duas tive uma otima impressao do lugar. E para quem quer pegar umas coroas meio intelectualoides recomendo o meio de semana.

Suplicy - Lorena:  Aqui houve uma pequena decepcao, talvez porque eu esperava demais do cafe. O espresso foi bem feito, sem duvida, mas faltam as meninas de plantao mais conhecimento e ate paixao por cafe. Apos uma saraivada de perguntas uma delas me disse que aquele nao era o primeiro emprego delas. Comprei graos, que me agradaram, mas nao sao taooooo bons quanto os que compro em Santos nem do coffee lab ou santo grao. Lugar ultra-agradavel para se tomar um cafe e ler alguma coisa. Achei o cafe um pouco caro pela qualidade. Mas....pela localizacao nao tem outra maneira.

Philippe Bistro - Moema: Aqui um caso interessante. Um lugar simpatico e nada mais. Comida trivial, bem feita, mas nada alem. Quando se pede um cafe vem a surpresa; um maravilhoso espresso (curto) que sem alarde encanta. Patrocinio Lavazza. O que pode parecer heresia para bebedores mais sabios e experientes que eu...mas numa degustacao as cegas esse cafezinho encararia muito famoso por ai.

Agradeco ao espressa-mente.blogspot.com pelas indicacoes do suplicy e do coffee lab. Certamente ha lugares em SP que valem nossa ida tambem. Assim como isso foi somente a minha opiniao baseada em poucas idas aos lugares para fazer uma analise estatistica relevante. Vai que o Joaozinho Pingaiada viu algo completamente ao contrario que eu vi. Oh well.




9 comments:

  1. Eu vou ao Coffee Lab ao menos duas vezes por semana. Acho o café deles sensacional !
    É caro, mas podemos dizer que vale o preço.
    Voltarei ao Santo Grão do Higienópolis, faz tempo que não vou lá, bem lembrado !

    Abs.

    ReplyDelete
  2. Um bom tempo atrás eu e a patroa fomos ao Santo Grão dos Jardins e pedimos a "degustação" de café. Muito legal, e realmente dá para sentir bem as diferenças entre cada variedade de café. Também comprei um pouco de café, de ótima qualidade. Valeu muito a visita, pena que fique tão cheio sempre

    ReplyDelete
    Replies
    1. Mineiro comprando cafe de minas em SP. Ha!

      Delete
    2. Mineiro? Sou paulistaníssimo do Cambuci!

      Delete
    3. Nossa, comi pamonha estragada nessa. Perdones (nao que ser/estar de minas seja ruim, muito ao contrario).

      Delete
  3. João, se passar por Londrina um dia desses, tome um café no Ecomercado da Gleba Palhano. Nunca fui fã de cafés do Cerrado até provar o deles.
    Volta e meia, eles têm uns premiados por preço de tabela. Outro dia, tomei um campeão da Mogiana por R$ 2,50 a xícara pequena. Acredite.
    Abs.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Vitor, acredito sim. Eu gosto bastante de variedades de cafe que sairam do IAPAR. Se adaptaram muito bem em outras latitudes. Como ex-agronomo ja me garantiram que o problema ai continua sendo o clima na epoca da floracao e colheita.

      No meu tempo de londrina vinho 'bao' so havia no vale gay (me falaram que o galvao bueno derrubou aquilo) e na estrada da warta.

      SDS

      Delete
    2. Joao, onde vc compra em Santos? Bolsa do cafe? Abracos

      Delete
    3. Exato. Eles tem dois otimos; o chapadao do ferro e o bourbon amarelo. Ah, possuem um premiado, comprado em leilao. Mas he caro, bem caro. Se voce tiver maquina das boas, pega esse.

      SDS

      Delete