Monday, April 29, 2013

Ha Algo De Muito Errado Com A Gastronomia Brasileira, Para Pobres, Ricos E Nosostros

E acho que sei onde esta a solucao.

Interrompo minhas ferias pela Italia, Slovenia e Croazia para refletir sobre isso. Apos passar alguns dias na casa de amigos na Italia e dar uma passada na Croacia cheguei a conclusao que ha muita coisa errada na gastronomia (caseira, de elite, cara ou barata) brasileira. Depois falo sobre tudo que estou vendo. Inclusive economia e cultura....

Sempre que pergunto se o camarao, as alcachofras, ou sei la qual outro vegetal delicioso sao da regiao, me dizem com cara espantada: mas è claro!!!

Dao prioridade aos produtos da regiao e da estacao. Usam azeites, queijos e condimentos de otima qualidade e nao o lixo que se usa no Brasil. Pagamos 10 cruzados por um kilo de queijo tipo parmiggiano e achamos que o negocio foi bom. Nem com 1 kg no prato ha sabor.

Morango somente da estacao. Alcachofra da regiao. A alcachofra do norte è saborosissima e custa pouco por causa do frete. Por que trazer de roma ou do sul?

Por que --todos-- nao podem dar mais valor aquilo que è produzido por perto e da estacao???? O compre local è um conceito ja falado aqui. Lembram da feira de organicos em sp que havia pao de porto alegre??

Apos comer divinamente (ou satanicamente se ha aqui algum admirador do outro) na CASA de algumas pessoas que prepararam pratos fora desse mundo e com simplicidade, cheguei a conclusao que nos e os chefs que estao no brasil sao uns megas ignorantes. Nao que sejam mas pessoas, mas se soubessem explorar aquilo que esta a mao nao fariam pratos com frutos do mar congelados, coisas vindas de outro continente, frango que vem do parana (para quem mora no rio ou sp), carne de boi que foi assassinado pelo pessimo pasto durante a vida dele. Gente como minha avo cozinhava aos moldes italianos e a comida era digna desses restaurantes badalados de sp, rj que custam um figado saudavel. Sorte dos chefs celebridades que possuem publico para isso.

Se o dia que todos nos (pobres ou nao) tivermos mais educacao gastronomica, os restaurantes caros ou acessiveis do brasil quebrarao. E para a comida fora do dia a dia por que usar tanto ingridiente ruim? Sera que nao è possivel se montar um self-service com bons ingredientes?

Aqui na italia a prioridade esta na concentracao do que è bom. Cafe curto, pouco azeite (mas otimo), pouco queijo (mas espectacular), molho na pasta super concentrado (mas se poe pouco no prato) e assim por diante. Inacreditavel, mas ate cafe de posto de estrada tem gosto bom.

Vejo que ha muito gordo ou obeso no brasil e aqui na europa nem tanto. Os frutos do mar da Croazia estavam espetaculares. Frescos. Quando eu pedi um prato com queijo local o carinha me disse que nao era estacao, pronto. Acabei comendo aspargo selvagem. Nada mal.

Volto ao Brasil brevemente seguro que a comida servida ai è uma porcheria. Ou quando boa, cara demais. Estamos no caminho errado e nao sei quem esta sendo seguido, mas a formula atual para a comida deveria ser jogada fora e repensada. Tem que ser possivel comer qualidade com bom preco. Volto mais revoltado com uma situacao que nao agrada a muita gente, ate aos proprietarios.

Quanto aos leitores daqui, deem prioridade ao que è bom. Sacia mais, come-se menos, fica-se mais contente. E saudavel. 


oricchiete pugliese (uma delicia super saudavel)



Deprimente. Quase o mesmo custo...... que um macarrao instantaneo.


4 comments:

  1. Varios restaurantes estrelados Europeus e Americanos se dão o prazer de só cozinhar ou preparar receitas com insumos/ingredientes que estejam no maximo a 100km! Aqui os 100km se transformam em 100euro! Se é caro é bom!
    Outro ponto é a questao sanitaria, no Brasil a ANVISA esta conseguindo assassinar o produto(r) artesanal. Por exemplo, voce, cozinheiro cria umas galinhas de forma organica, sem antibioticos ou anabolizantes em seu sitio em campinas afim de preparar uma bela galinha ao molho pardo em seu restaurante. Esqueça a ANVISA nao deixa se voce nao tiver CNPJ, SIF e o laudo de analise do sangue que leva 23 dias para sair o resultado! A regulamentaçao serve pra porco, queijo minas, linguiça, tripa e o escambau...

    ReplyDelete
    Replies
    1. tem que haver fiscalizacao. ponto. mas nao sei onde o processo tem que ser melhorado, e muito.

      buy local!

      sds

      Delete
  2. JR,
    Muito legal. Valeu a pausa na viagem.
    Abraço!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Honestamente, qure bom que gostou. Agora maos e garfos a obra.

      Um bom e saudavel pais tem que passar por tecnicas de producao que facam sentido...acho....

      Delete