Friday, July 26, 2013

Afinal, Qual O Futuro Do Vinho No Brasil??

Voce deveria esquentar a cabeca com isso? Possivel que nao, salvo se trabalha ou ganha a vida com vinho. Entao para quem nao he do ramo sugiro que va jogar um sudoku ao inves de ler isso. Gracas a um colaborador constante do espaco que me enviou esse artigo bem interessante, many thanks to Rafael Mauaccad (link aqui) agora o rei esta peladinho. 

Economist descobriu que o ''gigante NAO acordou'', economistas celebridades viraram casaca e nao falam mais em Bovespa 100.000 pontos e sobrou ate para o vinho.

Vendas em queda, importacoes mais ainda, lojas fechando ou passando de maos. Que sera do ex-pais do futuro para o vinho? Lembram-se daquele monte de blogueiro trouxa que ficava so escrevendo sobre a maravilha do mundo vinifero nacional? Eu tambem. Sera que o mundo so pode ser rosa e lindo? 

Como fan do vinho eu gostaria de mais gente comprando vinho porque faz bem (quando nao muito), melhora a comida, a conversa, as pessoas, a vida. E o mesmo vale para azeites, cervejas, vegetais, livros, etc etc etc. 

Vamos a algumas previsoes sobre o vinho no pais, em categorias:

Qualidade: Esta cada vez mais facil produzir bons vinhos em varios lugares do mundo. Nao espere ver na sua taca aquelas coisas horrendas da decada de 90. So acho que as coisas melhoram nesse campo.

Vinho brasileiro: Como sempre os espumantes baterao aquela bola discreta e eficiente na media. Jamais chegarao as unhas dos pes de champagne, mas pelo preco serao sempre uma boa pedida. Os brancos tambem terao bons momentos com frequencia e os tintos so tendem a melhorar a medida que mais enologos aprendem a fazer vinho, escolher uvas corretas ao solo/regiao em que estao.

Consumo: Nos acostumamos as boas coisas da vida rapido. Sempre que damos passos para frente em qualidade, gosto, conforto, nao queremos voltar no tempo. Isso se aplica ao vinho. Muita gente comprou vinho demais fora do pais, estao super estocados com ofertas falsas (ou nao), cheios de dividas (apt, carro, viagens), mas uma hora o mercado volta a comprar. Ninguem que entra no mundo do vinho sai desse mundo. Essa nova classe media que surgiu com uma idade media muito jovem so contribui para que o futuro seja de um aumento per capita bem interessante. Podemos ter um aumento de 50%  no consumo per capita facilmente nos proximos 5 anos. Duvida? Eu nao, pois falamos de um consumo atual tao ridiculo de baixo que qualquer passo para frente nao requer nenhum gasto de eletrons muito grande no ciclo de krebs dos brasileiros.....

Precos:Para o seu bolso boas noticias: Vivemos uma recessao no varejo aqui e la fora os precos estao em queda (salvo na Italia e Franca), o que indica que durante um bom tempo os precos estarao sob pressao baixista. Se o cambio ajudar so um pouco, continuaremos a dispor de otimos vinhos por bons precos.

Nao esquecer que muita importadora esta walking dead e ainda entrara no mercado queimando vinho. E ha um estoque altissimo no paraiso chamado RGS. Terao que queimar esse vinho no mercado tambem. 

Fique de olho, mas va com calma porque ha muita bomba feita em 2003~2007 que tentarao vender como vinho ''evoluido''. 

Em cinco anos quem sobreviver a toda essa ''marolinha'' estara muito bem posicionado. Em todos setores. Acho ou espero isso....






5 comments:

  1. Eu estou aguardando o dólar se acomodar para ver o que vai ser do vinho importado. As importadoras adoram segurar o preço quando o dólar cai e subir imediatamente com as altas na cotação. O povo realmente aprende não só a beber o que é bom, mas a pagar o preço justo. Ainda mais viajando para fora e vendo os disparates em preços cobrados por aqui.

    Quanto ao vinho nacional, além de realmente se rever os impostos cobrados, passou da hora dos produtores deixarem de cobrar o que queriam que valesse o vinho... Mas garimpando se acha coisa boa.

    Concordo com a parte técnica da coisa: hoje há info suficiente para se fazer vinho bom todo ano. Me parece que as regiões de divisa lá no Sul vão trazer coisa boa em termos de tintos, mas eu não entendo o motivo da indústria não investir pesado em brancos e espumantes, principalmente espumantes, desencanando dessa comparação imbecil com Champagne, mas vendendo como um bom produto brasileiro, que é mesmo. Será que não tem mercado ou é o coração do produtor falando mais alto pelos tintos?

    Aliás, e aquele vinho que você falou que iria fazer? Rendeu algo?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Lavi,

      para mim ha sinais claros que entramos na era do giro rapido com margens menores para quem nao tem vinho campeao que se vende por si so.... So assim para sobreviver para os outros importadores e/ou lojistas. O conhecimento por parte dos consumidores (ou ELEITORES). Hoje vi, mais uma vez, exemplos disso.

      Investir em espumantes e brancos? No saca nada. Brasileiro continuara a beber tinto pesado no verao. Nao aprendem.

      O vinho? Levei um chapeu do produtor. Mega desilusao. Deveria ter calado a minha linda boca.

      Enquanto assistia ao curb your enthusiasm hoje pensei que vinho meu mesmo so quando me mudar para a italia daqui alguns anos. 1/4 hectare com uvas numa casa boa e barata.

      Nao se esqueca, va tomar vinho horrivel de monte no ibirapuera amanha.

      SDS

      Delete
  2. O futuro do vinho nacional é tao artificial e inventado quanto sua historia atual!
    Neste mercado os numeros mentem....e bem!

    Segundo termos de um amigo pernambucano, aqui no rio faz um frio "da porra"! E neste frio que vi a vinicola GALIOTTO se reposicionar na gondola do super. Melhorou o grafismo do rotulo, melhorou a garrafa, melhorou o preço (R$47,00) e o conteudo?! Resumindo, o consumidor estilo, "frio da porra" vai encontrar um vinho tipo trouxa!

    ReplyDelete
  3. Filosófico... "Consumo: Nos acostumamos as boas coisas da vida rapido. Sempre que damos passos para frente em qualidade, gosto, conforto, nao queremos voltar no tempo."

    ReplyDelete
    Replies
    1. Baruki-man.

      Nem sempre acertamos. Na verdade escrever em blog se parece um pouco com fazer televisao ou cinema: Qdo voce olha para o que fez morre de vergonha.

      Faco isso mais para tentar melhorar como pessoa, nada mais.

      E olha que tenho coisa para cacete para fazer no dia a dia...

      SDS

      Delete