Monday, July 22, 2013

Grandes Mentiras Que Contam A Voce Sobre O Vinho: Parte IV

Um tema muito comum nas bocas de sommeliers, ''criticos de vinhos'', enofilos em geral, enologos e vendedores he a tal conversa que o "VINHO É VIVO".

Mentira. Ou como diria o Maluf em debates epicos politicos "isso he uma inverdade''. 

O vinho, bebida originada da fermentacao de mosto de frutas, assim que vai para a garrafa comeca a sofrer reacoes de oxidacao, reducao ou ambas ao mesmo tempo (bons tempos de vestibular...). As vezes essas reacoes sao desejaveis, outras vezes nao tanto. E por ultimo nao ha organismo vivo dentro do vinho. Nao ha lactobacillus vivus, nem kikos marinhos. 

O fato de que a bebida evolui, melhora, muda (as vezes piora) dentro da garrafa nao significa que "existe[a] vida na garrafa".

Em conclusao, sabios leitores: parem de espalhar nos jantares e almocos com cunhados, ex-namoradas, e vizinhas que '' vinho esta ou he um organismo vivo''. Pega mal falar tanta besteira. Sou Dr. nisso.





5 comments:

  1. Mas o vinho não tem alma?

    ReplyDelete
  2. Lavi,

    A para-ciencia ja provou que os vinhos tem alma. Alguns sao espirito de porco, alguns sao encosto, alguns sao do tipo que reencarnam em todas garrafas (sao todos iguais), alguns sao simplesmente almas penadas (jamais acham onde devem ir ou ficar o que fazer da vida).

    Nao farei a piada com aquele vinho que leva alma no nome....

    ReplyDelete
  3. A evolução ( ou não )..de um vinho na garrafa armazenado normalmente é diferente entre o branco e o tinto.Porquê ?
    Dizem que a idade da vinha é importante na qualidade do vinho. Verdade? Dizem que o vinho é uma bebida que não se fabrica. Será ?

    ReplyDelete
    Replies
    1. AA

      Vinho se fabrica sim. Nao em todos os lugares, claro. Menos na europa que no novo mundo.

      A evolucao (ou nao) na garrafa tem a ver com as caracteristicas (leia componentes) que a uva da ao vinho. He tudo fisico-quimico.

      Sim, a idade da vinha he importante. Voce sabe a resposta...com a idade diminui a producao, fazendo com que as uvas produzidas mais concentradas, mais fortes. Produzirao mosto mais intenso.

      Quanto menos uva por pe, melhor.

      SDS

      Delete
  4. ..Mas ao aplicar as regras D.O.C limita e controla a produção Hl/Ha..Dizem que a idade da vinha é importante pois adquire as características do terroir...talvez por isso,seja necessário 5 anos para uma vinha aspirar a ser um DOC Será?

    ReplyDelete