Tuesday, July 2, 2013

Vinho Organico [Da Europa]. Para Quem? Isso Pega?

Durante mais um Eurotour atras de milagres vejo com certa curiosidade que varios produtores estao tendo vinhos certificados com o titulo de  'vinho organico'. Com selo e tudo.

Antes havia somente vinho feito de uvas organicas -- nao podiam dizer que o VINHO era organico, mas agora liberaram a caixa de pandora.

Alguns me garantem que em paises mais conscientes ecologicamente falando isso deu/da resultados positivos as vinicolas, em que pese um custo um pouco maior para eles, mas nao muito mais, segundo um produtor. Mao de obra para vigiar os parreiras teria o maior peso nesse custo 'organico'.

Degustei bastante esses vinhos recentemente e posso dizer realmente sao muito bons, mas ja seriam bons sem ou com o certificado organico ( o mesmo me disseram varios enologos). As regioes permitem com facilidade que o vinho seja 'organico'. 

O que acontece eh que ao menos em hipotese sao mais saudaveis para nos, pelo menor conteudo de enxofre na composicao. 

Como o mercado caminha para uma inundacao na producao desses vinhos eu prevejo que pouca gente tirara vantagem nos precos dos vinhos. A nao ser no ..... Brasil, onde (acho) se encontra gente que possa vir a pagar premio por algo quase comoditizado. A conferir. 

Ja os vinhos ditos naturais (esses sim os verdadeiros organicos) continuam apresentando todos os tipos de qualidade. Alguns sao pavorosos e outros otimos. Ao menos os vinhos horriveis sao feitas por pessoas honestas que nao tentam disfarcar problemas no laboratorio....

Olhe na garrafa e procure por esse selo 


No comments:

Post a Comment