Friday, August 16, 2013

Quem Determina O Que Voce Bebe Ou Compra?

Mais uma vez dei a sorte de ter gente tao bem informada que le esse brog. Vejam os numeros abaixo (dica do Rafael Mauaccad). Um leitor da baixada fluminense (espressa-mente blog) diz que quem escolhe ou determina o que se compra sao as importadoras de vinhos.

Sera?

 Fatores de maior importância

 Uma marca que eu conheço – 85%
 Variedade de uva – 81%
 O país de origem do vinho – 80%
 Vinhos com longa tradição e linhagem – 80%
 Harmonização com comidas – 80%
 Recomendação de amigos ou familiares – 79%

Dessa primeira lista eu diria que os motivos mais tontos (para mim) seriam os 5 primeiros. MAIOR importancia para uva, marca, origem, tradicao e harmonizacao?


 Fatores de importância média

 Se os vinhos são ou não produzidos de maneira 
ambientalmente correta – 68% (quem determina isso? Quem diz realmente o que he correto ou nao?)
 Oferta promocional (ex. desconto no preço ou 
3 pelo preço de 2) – 66% (SE o desconto for REAL, otimo)
 Aparência da garrafa e/ou design do rótulo – 58%
 Recomendação de críticos ou escritores – 57% (que bom que essa gente nao tem tanto poder assim em relacao influenciar a massa, mas ainda assim 57% he bastante. Sera que essa turma de blog influencia? Minha experiencia profissional diz que eles/elas tem pouquissima influencia).

 Fatores de menor importância

 Os vinhos recomendados pelos funcionários da loja 
ou panfletos da loja – 44% (temos aqui um sintoma da falta de conhecimento dos funcionarios e sommeliers ou excesso de picaretagem que espanta os crientes??)
 Se o vinho ganhou ou não uma medalha ou prêmio – 41% (Deveria ser menos visto que qualquer vinho pode ganhar alguma coisa).

Fatores de grande importancia para mim, que teoricamente deveria saber mais que o consumidor comum?

  1. indicacao de quem eu confio (a pessoa ja fez toda a triagem para mim antes).
  2. preco
  3. experiencia (baseada no monte de erro x acerto que ja cometi). garrafas tambem falam...



1 comment:

  1. JR,

    Posto o link para acesso ao relatório completo, elaborado em 2013 pela empresa inglesa de pesquisa de mercado Wine Intelligence sobre o Brasil . É de grande valia para as tomadas de decisões estratégicas de todos aqueles que de alguma forma participam, ou queiram participar, do mercado de vinhos finos brasileiro.Abraço. Acesse:
    http://www.fecomercio.com.br/arquivos/arquivo/wine_intelligence_doing_business_in_brazil_2013_asaaayaaaa.pdf

    ReplyDelete