Thursday, August 15, 2013

Quem Realmente Precisa Comprar De Vinhos De R$ 200.00 ou 300.00 ou 400.00 ou R$ 900.00?

Final de semana com degustacao de vinhos bem caros. Ficou no ar um pouco de decepcao entre os presentes quando perguntados se valeu o dinheiro gasto.

Sempre acontece isso. 

Ja tive a chance de degustar muita coisa boa nesse mundo. Mas inevitavelmente vem o retrogosto do exagero financeiro e de uma possivel tentativa de ostentacao de alguem na roda que virou piada.

Sejam vinhos europeus ou do novo mundo pouquissimos rotulos realmente valem (exemplo) R$ 300.00 por 750ml. 

O que pode provocar esses aumentos estratofericos??

Em alguns casos o vinho fica evoluindo na adega do produtor durante anos, ha custo financeiro que se adiciona aos precos, as vezes o proprio custo de producao alto (localidades com muito morro, acesso de maquinas impossivel, custo de mao de obra algo...etc)....

Ou entao o vinho ja vem caro pelo fator oferta x procura. 

Ou a empresa cria uma imagem, o marketing funciona e carrega tudo no preco (exemplo: don peor, almapenada, champagnes da linha basica de corporacoes gigantes).

Hoje ha vinhos da europa que na faixa dos ~ R$ 70 a 80.00 ja encantam, satisfazem com bastante classe. Preco SP.  E assim deveria se-lo, pois R$ 80.00 nao he dinheiro de pinga. Salvo em salinas, terra da pinga cara.

E honestamente o ganho em qualidade de R$ 80.00 a R$ 200.00 nao he tanta coisa. Economistas conhecem bem esse conceito (utility gain/loss). 

Cada vez menos eu busco os mega ultra-caros. 

Just saying.


19 comments:

  1. JR,
    Ontem estive no evento da Wines of Chile, e a minha primeira constatação foi a do reconhecimento da liderança, quase que absoluta, da preferência dos brasileiros pelos vinhos chilenos,pelo grande número de interessados que lotaram o salão de eventos do hotel,estava difícil até para se deslocar, imagine então para degustar!
    A segunda, e óbvia, foi a da homogeneidade dos vinhos chilenos, às cegas parecem que são de um único produtor: Wines of Chile.
    A terceira, que faz jus ao título da matéria,foi que os pequenos ganhos de qualidade e prazer entre as escalas de classificação: entrada, reserva, gran reserva e premium , não refletem o grande diferencial de preços entre elas. Nada justifica que custem em média, ao consumidor final, os vinhos de entrada R$40,00/gf, os reservas R$80,00/gf,os gran reservas R$120,00/gf e os premium acima de R$300,00/gf.
    Concordo com você quanto que o consumidor possa situar-se na faixa de preços de R$40/gf a R$80/gf, e obter vinhos de qualidade ,e ter muita satisfação no que estará adquirindo. Ainda assim é muito caro !! Abraços.

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    1. A segunda, e óbvia, foi a da homogeneidade dos vinhos chilenos, às cegas parecem que são de um único produtor: Wines of Chile.

      I rest my case.

      He isso mesmo. Todas as leveduras parecem ser clones identicos (pleonasmo??), tudo tem que ter baunilha, coco, banana, maracuja...


      SDS

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    2. O mundo do vinho voltou aos tempos da alquimia. Na cantina se resolve tudo. E a clonagem de tudo o que está na linha de produção garante o padrão eterno.

      Vinho chileno é produto de exportação incentivado pelo governo local. Vai ser sempre adequado ao paladar de quem o consome.

      E as diferenças de preço realmente não fazem sentido, pois o caro não adiciona quase nada a mais...

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    3. Pessoal, vou defender meu caso. Para começar sou brasileira, e junto com meu marido fazemos vinhos em Casablanca, no Chile. Vivemos aqui e somos parte do MOVI, o Movimento dos Vinhateiros Independentes do Chile.Dito isso, concordo com vcs que muitos vinhos chilenos estão homogeinizados e que são "fabricados" para atender ao mercado, mas também não é justo colocar tudo no mesmo saco. Há muita gente fazendo vinhos com carácter, diferentes, e que podem sim valer mais. São vinhos de pequenas produções, feitos na sua maioria por famílias e que estão na busca por representar sua melhor visão para o terroir onde se inserem.
      Espero que vcs tenham a oportunidade de provar algumas destas garrafas.
      Abçs
      Angela Mochi
      Attilio and Mochi - Tunquen Wines
      www.TunquenWines.com
      Diretora MOVI - www.Movi.cl

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  2. Eu nao preciso comprar vinhos de $ 200.00 ou 300.00 ou 400.00 ou R$ 900.00! Eu preciso vender vinhos de $ 200.00 ou 300.00 ou 400.00 ou R$ 900.00! ;o)

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    1. Fala, Caio.

      So conseguir contatos politicos e voce se dara bem. Essa turma (federais e estaduais) consomem bem.

      Sonho de todo importador he pegar uma boquinha como fornecedor ...

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  3. JR,
    Permita me dirigir diretamente à Ângela:

    O motivo principal de minha ida ao evento era o de poder encontrar com os produtores do MOVI e conhecer suas criações, únicas que expressam verdadeiramente a diversidade do terroir chileno, e as personalidades dos produtores e dos enólogos.
    Pena que vocês não se fizeram presentes, penso pelos altos custos do evento, que os pequenos produtores não podem suportar.

    Há um nicho do mercado formado por enófilos e aficionados pelo vinho ,que o MOVI tem a oportunidade para apresentar-se, são os apreciadores de vinhos europeus de pequenos produtores, podendo as vinhas serem de cultivo ou não: natural, orgânico e/ou biodinâmico, principalmente por estarem isentas de toxidades, e o vinho elaborado naturalmente conforme for o resultado da safra.

    Estamos de braços abertos para recebê-los e prestigiá-los, e aguardamos um breve encontro para conhecermos todos vocês. Saludos afectuosos!



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  4. Olá Rafael,
    Obrigada por suas palavras tão simpáticas.
    Por outro lado, é preciso explicar que a Wines of Chile é uma associação gremial que defende os interesses de seus SÓCIOS, e não o de todos os produtores de vinhos do Chile.
    Os membros do MOVI não são sócios do Wines of Chile, e por isso não participamos nas feiras que eles realizam.
    Nestes últimos meses, com Aurelio Montes assumindo a vice presidência, houve convites para que os Movi fizessem parte do WoC, mas sinceramente, acreditamos que podemos aportar muito mais ao cenário vitivinícola chileno como entidade Independente que somos.
    Aportar uma nova "mirada", um jeito diferente é algo de muito valor para o MOVI, e assim queremos continuar.
    E se vier ao Chile em Setembro, não deixe de ir a Feira de Vinhos do Hotel S.Francisco. Lá estaremos todos, e com todas as garrafas a postos.
    Um grande abraço
    Angela Mochi
    Attilio and Mochi - Tunquen Wines
    www.TunquenWines.com
    Diretora MOVI - www.Movi.cl

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    1. Ola Angela. Obrigado pela visita ao blog e por acrescentar palabras sabidas.

      Claro que sabemos que se ate o RIO GRANDE DO SUL pode produzir (as vezes) otimos tintos por que nao o faria o glorioso Chile, a honoravel Argentina e outrem com condicoes edafo-climaticas tao favoraveis? E tem mais, o Chile envia enologos e agronomos para aprender a fazer vinho por todos os cantos do mundo. Tem a receita pronta para o exito.

      Mas talvez Chile e Argentina facam esses vinhos 99% parecidos uns aos outros porque sao essas coisas que vendem. E se vendem sao feitos assim.

      Ja provei ate nebiolo no Chile. Ha de tudo ai, inclusive bons azeites e frutas das melhores.

      Espero como consumidor e importador ter acesso a otimos vinhos chilenos que fujam da mesmice e que tenham consumidores para pagar a conta.

      Ainda acho que esses vinhos ditos de autor ou de garagem (vamos mudar de termo? Nao ha alternativas??) devem ficar somente no mercado interno onde ha gente que sabe o que compra.

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  5. Oi João,
    Se vc quiser importar bons vinhos do Chile, dá uma olhada na página do MOVI (rsrsrs), lá vc vai encontrar boas opções.
    Agora, sobre os 99%, a gente também não pode esquecer do por quê isso acontece, e a raíz principal está nas redes supermercadistas inglesas, que iniciaram esse movimento.
    Ao exigir vinhos cada vez mais baratos, foi impossível não homogeinizar o produto final. Lembrando que isso afetou não só Chile e Argentina, mas toda a base produtiva de vinhos no mundo inteiro.
    Outro ponto para lembrar é que, muito provavelmente quem lê o teu blog, não é o consumidor que habitualmente compra Gato Negro e os Reservados da vida, mas quantos outros consumidores não estão muito felizes com esses vinhos? Eu acho que eles são uma excelente porta de entrada.
    Então também não dá para demonizar...Acho que assim como qualquer outro produto, quem quer qualidade melhor sempre vai ter que desembolsar um pouco mais.
    A graça, no caso do vinho, é que a variedade é gigantesca, então tem opção para todos.
    Um grande abraço e parabéns por trazer este tipo de discussão à tona.
    Angela Mochi
    Attilio and Mochi - Tunquen Wines
    www.TunquenWines.com
    Diretora MOVI - www.Movi.cl

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    1. Angela,

      Antes gato negro que suco em po ou refrigerante.

      Antes vinho de garrafao que joaoratao-cola.

      Me lembro que estava na argentina numa plaza de comida e um cara que mais parecia um pedreiro pegou uma baby 187ml de vinho para tomar e o jumento aqui estava com coca na bandeja.

      Licao aprendida.

      Sds.

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  6. É exatamente esse o meu ponto João. Antes um vinho simplizinho e homogeinizado que uma Coca-Cola mega homogeinizada.
    Simples assim...
    Angela Mochi
    Attilio and Mochi - Tunquen Wines
    www.TunquenWines.com
    Diretora MOVI - www.Movi.cl

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  7. JR e Ângela,

    Durante o final de semana estava injuriado por não ter encontrado, nesta capital da América Latina, algum vinho originário de vinícola associada ao MOVI. Hoje recebo a informação e a repasso, que a distribuidora Rouge Brasil www.rougebrasil.com está com os seguintes vinhos destes associados: -Obs: "texto Rouge"

    -Cabernet-Sauvignon Reserva 2010
    Laura Hartwig • Colchagua • Chile

    "Vinícola boutique cujos vinhos primam pela qualidade e produção limitada. Elaborado a partir de um vinhedo de mais de 30 anos, este tinto apresenta um bouquet intenso de frutas vermelhas como morango e goiaba com notas de tabaco e chocolate. Elegante e complexo.
    Uvas:89% Cabernet-Sauvignon, 6% Merlot, 5% Petit Verdot"

    -Parcela # 7 Gran Reserva 2010
    Viña Von Siebenthal • Aconcagua • Chile

    "Vinícola criada em 1998 pelo suíço Mauro Van Siebenthal, o Parcela #7, tinto de médio corpo, harmonioso e com taninos sedosos. Apresenta aromas puros de frutas vermelhas com notas de pimenta e torrefação.
    Uvas: 40% Cabernet-Sauvignon, 30% Merlot, 20% Petit Verdot, 10% Cabernet-Franc."

    -Flaherty 2010
    Flaherty Wines • Aconcagua • Chile

    "O enólogo californiano, Edward Flaherty, atuou
    no projeto Opus One,e também por ter criado o famoso Seña, decidiu fundar, em 2004, sua própria vinícola, Flaherty Wines, no Vale do Colchagua. O vinho com aromas envolventes de cassis, cereja, notas de lavanda e canela. Foram produzidas 6.600 garrafas.
    Uvas:63% Syrah, 25% Cabernet-Sauvignon, 12% Tempranillo"

    -Laberinto Pinot-Noir 2010
    Viña Ribera del Lago • Maule • Chile

    "O enólogo Rafael Tirado (irmão do Enrique, enólogo do
    Don Melchor). O nome Laberinto retrata os vinhedos que
    foram plantados em curvas e diferentes direções, para
    aproveitar a diversidade de solos e aumentar a exposição
    solar. Com isso, as uvas e os vinhos ganham em estrutura ecomplexidade. Intenso, desenvolve um bouquet elegante com notas minerais e terrosas, retrato do seu terroir tão particular.
    Uva: 100 % Pinot-Noir"

    Abraços.



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    1. Rafael,

      capital da america latina esta mais para Ciudad de Mexico que SP.

      Hemos perdido el tren...

      SDS

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  8. Tá vendo? Quem procura acha...
    E em breve, Tunquen também estará no Brasil ;-)
    Abçs e boa semana
    Angela Mochi
    Attilio and Mochi - Tunquen Wines
    www.TunquenWines.com
    Diretora MOVI - www.Movi.cl

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  9. JR,

    Você está com a razão quanto ao PIB, a Cidade do México possui o 8o PIB mundial com cerca de US$ 390bilhões, quanto que São Paulo está em 10o lugar com o PIB aproximado de US$ 380bilhões.

    A importância da cidade não é medida exclusivamente pelo PIB, São Paulo é o principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América do Sul. É a cidade mais populosa do Brasil, do continente americano e de todo o hemisfério sul, é a cidade brasileira mais influente no cenário global, sendo considerada a 14ª cidade mais globalizada do planeta, recebendo a classificação de cidade global alfa (GaWC).(Wikipidia)

    Agora, pela forma como a cidade está sendo administrada, a tendência é de rebaixamento. Uma pena !! Abraços.



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  10. Interessante o assunto do vinho chileno. Lembro que foi justamente ao provar um deles que comecei minha vida de bebedor de vinho. Meritos aos chilenos, entao. Gostaria de provar algum vinho do MOVI. Voltando ao inicio do topico, sou da mesma opinião. Tive poucas oportunidades de provar vinhos caros (para mim, acima de 100 paus). Aqueles na faixa inferior, entre 50 a 80, satisafazem na maioria das vezes. Abraços.

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    1. Ministro

      R$ 50.00 esta bem acima do ticket medio da media de mercado.

      Ainda estamos na faixa bem abaixo de R$ 10.00 por litro.

      SDS

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  11. No dia a dia, fico com os vinhos entre 20 e 30. Nos finais de semana, acompanhando refeiçoes mais elaboradas, nessa faixa dos 50. Se tivesse o salario do Ministro...

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