Thursday, February 4, 2016

A Economia Avança, E As Quebra-Quebras Aumentam. Como?

Pensa num lugar que em numeros esta indo bem demais. Empregos para quase todo mundo, salarios em alta (falta gente), empresas a toda velocidade para frente.

E ainda assim ha muita quebra-quebra. Economia que nao perdoa.

Algumas cidades americanas apresentam esse pequeno paradoxo e ha muita gente que nao esta gostando da nova economia. 

Quando Krugman, Stiglitz, Delong sao acusados de serem socialistas, um bando de tonto nao sabe a que eles se referem quando criticam tanto a nova economia, aquela que concentra renda a niveis jamais visto num pais tao populoso e que faz com que muitos nao tenham mais possibilidade de ascensao social. 

Muita gente com especializacoes jamais vistas antes, afinal as empresas de tecnologia estao desenvolvendo "coisas e negocios" tambem jamais vistos na historia. Ou alguem ai nasceu num mundo com apps?

A comida nos USA nunca esteve tao barata ao mesmo tempo que custos de ponto, e empregaticios batam recordes. Adivinha? Um monte de gente nao consegue manter o negocio up and running.

Pensa em abrir um cafezinho brasileiro em San Francisco. Vai la em downtown. Nao ha a minima chance que o faturamento diario cubra todos os custos, principalmente o de aluguel.

Na capital do cafe ha varios cafezinhos que tambem nao aguentam a pancada. Haja gente que consome $ 5.50 num mocha para pagar a conta dos custos fixos.

Ser empresario he um super desafio em qualquer lugar. Nao ha milagres.... Saudoso Adam Smith. 

Interesting times indeed.

No comments:

Post a Comment