Wednesday, December 7, 2016

O Que Vem Depois Da Inflacao Dos Pontos Nos Vinhos?

Devido ao volume grande de vinhos que tenho que vender e/ou degustar, estou cada vez mais convencido que os pontos nos vinhos como sao agora estao cada dia que passa com o final dos tempos se aproximando.

Esta dificil para uma vinicola hoje em dia NAO enviar vinhos para QUALQUER publicacao ou critico para uma avaliacao e obtencao de altos pontos.

Qualquer bomba obtem 90+ pontos. No comeco da brincadeira otimos vinhos obtinham 88, 89 pontos...91 era um arraso (seja qual havia sido a fonte dos pontos). Me lembro do meu primeiro RP 93. Me lembro do meu primeiro RP 100. 

Os consumidores estao se desestimulando cada vez mais com altos pontos e pequenos vinhos. Um lixo de $ 11.00 obtem 92 pontos de Joaozinho Pavao e um vinho de $ 90.00 obtem 93 pontos de critico XYZ.

Grandes vinhos do mundo compartilham mesmo numeros que pequenas bombas de qualquer lugar.

Criticos olham para os reviews dos ''companheiros'' para constante medicao de quanto Monica Gava deu para aquele brunello. Se ela deu 94, eu tenho que ficar perto. Monica por sua vez fica de olho nas notas de Zeca Gava (irmao dela). Como Zeca ganhou um tutu da vinicola para uma viagem com tudo pago, o mesmo deu uma inflada nos pontos. Afinal...pagaram business class, ele comeu e tomou do que havia de melhor na...Apuglia. Moniquinha sobe os pontos junto com Zeca. 

E assim nasce uma tradicao; a dos altos pontos sem muito fundamento.

Assim como qualquer um ganha uma medalha hoje por completar uma corrida de rua idiota de 5K, filmes espetaculares do passado (E o vento levou, Dersu Uzula, Citizen Kane, 2001, Barry Lyndon... tem a mesma pontuacao que qualquer ''transformers'' ou qualquer filme com a bonitinha Amy Adams ou algum lixo como ''missao impossivel XXI"); e qualquer vinho ''ganha'' uma medalha de ouro no concurso mundial de Bruxelas em Zagreb, qualquer vinho obtem pontos. Sistema de quotas para todos, ate para os vinhos idiotas. 


O que sera de milhares de vinicolas e vinhos que ainda sao vendidos a base dos pontos? 

Ao mesmo tempo as vendas online no mundo todo aumentam, paradoxalmente vejo uma saida na pessoa de confianca para dizer ''nao se preocupe, eu conheco esse vinho, he otimo, mesmo sem pontos''.


Valeria Ninfo entra na loja 10 vezes por ano. Sempre atras de '' muitos pontos por poucas unidades de $''. Por mais que seja lenta, uma hora vai perceber que essa conversa de pontos ja deu.

Aguarde, vem ai 100+ pontos. Ou vao mudar para sistema de letras. AAAAA, AAA++++, AAA+, BB, BBB+.......etc etc. Mas nunca menos que B. Teremos ate B-, mas nao um CCCCC+++.

Nao seja um jumento, nao cai nessa de comprar algo por pontos.

No comments:

Post a Comment