Friday, September 22, 2017

Vamos De Vinho Puro Ou "Levemente" Manipulado?

Voce he um purista ou um pan-enofilo? Voce prefere tomar um vinho ''puro na alma'' mas com gosto meio ruim ou um bom vinho que foi tratado num laboratorio?

Minha secretaria me perguntou isso recentemente. As duas escolhas as quais ela se referia: O modo europeu com as regras ultra inflexiveis das DOCs e DOCGs e o resto do mundo onde o vinho pode ser feito, corrigido, alterado, manipulado (Aqui me refiro a coisas realizadas dentro das leis das regioes ou paises).

Entao;

Primeiro ponto: Em muitas partes do mundo as uvas vem lotadas de acucar e se deixarem para ocorrer a fermentacao ate o fim o vinho estara lotado de alcool. 15, 16% de alcool seria uma constante se nao fosse adicionado agua. Diluiu com agua, ganhou de presente menos aromas e menos gosto, mas tambem ganhou mais vinho (mais $$). Solucao alternativa? Osmose reversa para diminuir alcool.  Mas menos volume (menos $$).

Nas DOC[G]s da vida isso ja seria ilegal, mas e entre nos mortais? Isso seria um impeditivo para voce dis-frutar o vinho que nao he assim tao puro na ''etica'' da producao?

Avancemos na producao: Esta na hora de adicionar algum acido para dar mais vida ao vinho. Mais final, mais frescor, mais vontade de beber mais. 

Trouxemos as uvas de longe e nao conhecemos quais sepas de fungos estao no terroir e portanto nao podemos arriscar na fermentacao. Usaremos uma variedade comercial e teremos um vinho feito e concebido cujas caracteristicas ja sao conhecidas no day 1. 

Creio que a moderacao seja um dos segredos nesse meu embate filosofico. Alguns paises/regioes claramente abusam de certas tecnicas. Muitos vinhos berram "eu estou lotado de acido citrico adicionado porque minhas uvas estavam ultra acucaradas e tinham acidez quase nula", sao ate vulgares na degustacao. 

Mas pegar um mosto bem frutado e adicionar um pouco de agua e mais um pouco de acido, produzindo algo elegante nao deveria incomodar tanto. Me incomoda quando cobram $ 100 por uma garrafa so porque o socio da vinicola he um brad pitt da vida ou alguem que conta alguma lorota sobre o solo sagrado da uma tribo indigena que habitou o local ha 500 anos. Geralmente a diferenca entre um vinho saudavel californiano de $ 100.00 (cult wines!!) e um honesto (mas manipulado) de $ 20.00 he NIL.

Um outro aspecto dessa orgia de uvas e acidos e componentes quimicos seria o fato que todos os vinhos dessas regioes/paises onde tudo he permitido nao tem identidade propria. 

Qual a diferenca entre vinhos californianos, washingtonianos, oregonanos, ou os argentinos ou chilenos ou australianos? Entre eles quase todos tem o mesmo gosto e caracteristicas mais que iguais. 

Ja um serio vinho produzido por leis que sao aplicadas tem -- goste-se ou nao -- passaporte de autenticidade, uma caracteristica quase unica que reflete a regiao, a sub-regiao e em alguns casos aquele pedaco de terra. Sensacional.

Alem do mais os otimos vinhos feitos em regioes de denominacao protegida mesmo nas safras menores apresentam qualidades elevadas, many thanks to technology dos nossos dias. Ha 40 anos um clima ruim produziria bombas, mientras hoje obtem-se coisas boas e tcham tcham; bem mais baratos que aqueles das safras famosas. Vide comparacoes entre bordeaux 2009 com 2011/12.

Abri um bom bordeaux e curti com as duas gemeas uma otima tarde com um vinho que tinha tudo. Como falei as minhas secretarias, acima do equador os otimos vinhos europeus tem o mesmo preco dos americanos e chilenos e argentinos... faz pouco sentido comprar algo que nao seja europeu, a nao ser por questoes de aprendizado. Em pouco tempo vai ser so europa. Adeus novo mundo.


2 comments:

  1. como você disse nesse espaço uma vez, JR, alguma intervenção é sempre necessária, vide enxofre. quanto menos precisar, melhor. não sei se as AOC e DOCG da vida são tão restritivas quanto ao que pode e o que não pode ser feito na adega (B&B já falou que, outdoorsy, o disciplinar é punk), mas algumas coisas devem ser autorizadas.

    Bordeaux 2012 é muito ruim? tenho um desse ano, que pretendo deixar na adega mais um tempinho. pela tabela da Wine Enthusiast, safra razoável, mas não sei em qual tabela vossa alteza confia...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Me esqueci de comentar no email que eu ainda nao cheguei no nivel de esperar 15 anos para abrir um bordo APOS ter experimentado o mesmo muitos anos antes. Chego la.

      Delete