Wednesday, September 20, 2017

Vinhos Autralianos. Pensamentos Aleatorios

Estava velejando com amigo diplomata, quando ele me perguntou por que os vinhos australianos nao "pegam" e comentou que nunca degustou um vinho australiano do tipo espetacular. Tema interessante.

Dizem por ai que quando uma regiao teve todas as oportunidades para se apresentar e para "pegar" e nao vira sucesso, entao nao he para ser sucesso e ponto final.

Uma coisa que aprendi he que as regioes realmente famosas (europa, europa....) estao com muita constancia colocando safras que sao objeto de desejo. Piemonte, bordeaux, borgonha, rioja, ribera, porto... Essa turma nao vira objeto de desejo por conta de uma capa de revista e some. Ao contrario, ha decadas que estao no devido limelight.

Acredito que existam vinhos espetaculares na australia, mas com clima mais para quente que qualquer outra coisa nao deveriamos esperar show de elegancia. Ou entao muito ao sul. E ainda seriam produzidos em pequena escala, consumidos la mesmo..como ocorre com otimos vinhos do uruguay da RFSA.

Por fim lembro que ha muita coisa na faixa de $ 15 ~$ 20 que tem potencial para entreter uma noite..vinhos B grade.

Qualquer coisa abaixo de $ 15.00 deveria vir acompanhado de uma caveira na garrafa.

PS: Penfolds Grange esta ao redor de $ 800. Provavel que o maluquinho da korea do norte o tenha de baciada.




2 comments:

  1. por curiosidade, fui pesquisar um vinho mais básico da Penfolds, vendido ao redor dos R$ 110 no Planalto Central. eis aqui as sugestões de harmonização feitas por um site que o vende:

    Grelhados leves, carnes de caça, massas com molhos cremosos e ervas, pratos vegetarianos e queijos médios

    essa p... dessa CAÇA, de novo? e esse vinho vai bem com TUDO? não pode ser.

    ReplyDelete
    Replies
    1. pois he, depois reclamam que o povo do vinho tem ar de esnobe, fresco... deus nao ajuda, etc.

      Delete