Saturday, December 31, 2011

"O" Vinho de 2011

Fiquei pensando durante 3 semanas em qual vinho escolher para o meu melhor vinho do ano e o porque do meu voto (eu nao tenho muito o que pensar, entao preencho minha cabeca com essas coisas). Ficou fácil de perceber que os vinhos do começo do ano perderam um pouco o poder de voto a medida que o tempo passou, e os vinhos do fim de ano ganharam mais representatividade.

Tambem penso ser um pouco piegas e  besteira essa de eleger UM vinho para ser o representante de um ano todo, abber... gerade aus meinen freude!

Alem do mais, há fatores como clima, o relacionamento com o proprietario da vinícola ou representante da importadora, o momento da degustacao, a companhia (ou não) e por ai vai. Um champagne ficou fora da lista porque subiram o preço dele as vésperas do natal.

Foram muitos rótulos degustados, muitas viagens, muita ida a feiras, a eventos.... e degustei de vinhos baratos ate as lendas vivas que existem por ai.

Descarto aqui vinhos de importacao própria, e de representacao também. Caso contrario teria espaço para uma certa vinícola nacional aqui...(com tintos ou espumantes).

2009 foi meu ano chileno, 2010 espanhol e esse ano italiano. Sera que da Franca em 2012?

3 finalistas, duas vinicolas.

Willowbrook Pinot Noir 2007 he o vinho que me ficou torturando para ser escolhido. Escolha dificil diante de tantas opcoes. Um vinho caro, bem caro, so que se cair na minha rede de novo vou toma-lo com maior prazer. California do bom.

Pathos. Um Marche IGT. Adoro Le marche. Um das regioes mais lindas da Italia. Encorpado, elegante, vinho com gosto de vinho. Final longo, muito longo. 33% de syrah, merlot e cab sauvignon.

Maschio da Monte. Rosso Piceno da melhor qualidade. 100% montepulciano. Tomei o 2008, um infanticidio. Vinho que evoluira durante muito tempo. Encara qualquer carne pesada. Show.

Fico com o Pathos, mas terei saudades dos outros 2 tambem.

BEBA MENOS, MAS BEBA MELHOR.

Ate 2012 A.D. !!






No comments:

Post a Comment