Tuesday, July 30, 2013

Gosta De Vinho Espanhol? Deveria Gostar Ainda Mais

Seguramente um dos paises (Italia na frente??) onde os vinhos sao mais diversos em estilos, gostos, precos, cores. Falo da Espanha.

Pais de onde vem otimos vinhos para o Brasil, mas na minha opiniao sao os vinhos errados. Ribera custa bastante, assim como Rioja. E ambos requerem algum ritual para extrair o melhor dos vinhos.

Castilla- La Mancha? Muita coisa barata e de qualidade triste. 
Priorat e Montsant? Caros, espantam qualquer um.

Rueda? Altos e baixos, e caros.

Alvarinos? Os bons sao caros.

Eis que recentemente participei de uma MEGA degustacao de vinhos da regiao de Valencia. Tive a grata oportunidade de degustar brancos, cavas, tintos de cepas locais e francesas. E ao contrario do que diz algum consultor deus do vinho no Brasil nao acho a bobal (para mim somente no corte) a uva do brasileiro, mas sim a monastrell (principalmente em cortes). Muito mais a ver com o gosto do brasileiro.

Quais as caracteristicas dominantes dos vinhos vindos dessa regiao bem grande da espanha (procure DOs como Utiel-Requena)? Fruta no nariz e na boca, cor muito intensa, vinhos 'quase' tropicais, nada austeros. Tintos ou brancos, da igual. Uma vantagem dos vintos he que com o nivel de tanino nao tao alto, pode (deve-se??) tomar esses vinhos a temperatura bem mais baixa que o normal, possibilitando consumo normal ate no verao.

E saem do pais produtor com um super desconto em relacao aos caros riberas e riojas. Por R$ 45.00 tem que ser possivel achar otimos valencianos. 

Check them out.


8 comments:

  1. JR,

    Pessoalmente, quando compro vinhos espanhóis, dou preferência aos das regiões de Rioja, Ribera del Duero, Toro e Catalunya mesmo mais caros, que são bem estruturados na tanecidade, acidez e álcool, o que traz resistência as condições de viagem, armazenamento, e distribuição brasileiras. Não tiro seu mérito que podemos encontrar vinhos resistentes e mais em conta em Valencia.
    Tenho constantemente notado que os vinhos das demais regiões,como não trazem as características dos acima, os produtores tem adicionado proporções elevadas de SO2,dentro das 350ppm aceitas por nossa norma, para garantirem sua integridade frente as adversidades que mencionei.
    Proporções acima de 60ppm nos vinhos podem causar dor de cabeça e outros mal estares ao consumidor. A normalização brasileira é muito abrangente, pois comparando com as internacionais, os 350ppm são a última escala permitida para os vinhos doces e fortificados.
    Um golinho ou outro não traz problema, mas quando passa-se disso...sai de baixo !!
    Abraços.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Rafael, ola.

      Me referi seguramente ao brasileiro que comeca agora. Eu que ja estou nesse mundo prefiro ribera e rioja (precisa mencionar priorat? precisa. Adoro essa regiao).

      Mas a turma que inicia precisa de coisas faceis, frutadas e de boa qualidade.

      Conheco bem -- ate-- a comunitat valenciana. Ha otimos vinhos com baixos niveis de sulfur.

      SDS.

      Delete
  2. JR,

    Googlei e encontrei matéria postada por Lis Cereja em seu blog Comer, Beber e Viajar sobre o tema, em uma linguagem direta, analisa os porquês dos teores de sulfitos aderidos ao vinho. Lis Cereja é proprietária da Enoteca SaintVinSaint em São Paulo, esposa do sommelier Ramatis Russo, filho do Didú Russo. Acho que agora possa ter ajudado a elucidação das dúvidas. Acesse:
    http://comerbebereviajar.blogspot.com.br/2012/03/vinhos-naturais-vinho-saude-e-sulfitos.html
    Abraços.

    ReplyDelete
    Replies
    1. PS: 350ppm he um absurdo para padroes internacionais de bons vinhos.

      Diga esse numero para um bom produtor europeu e o gajo vai pensar que o interlocutor he um baita mentiroso.

      Ai meu 'figo'.

      Sds.

      Delete
    2. PS: 350ppm he um absurdo para padroes internacionais de bons vinhos.

      Diga esse numero para um bom produtor europeu e o gajo vai pensar que o interlocutor he um baita mentiroso.

      Ai meu 'figo'.

      Sds.

      Delete
  3. JR,

    Nossas "otoridades" poderiam, pelo menos, seguir o exemplo dos "meia - bocas" chineses. Retransmito matéria de hoje da Decanter.com para leitura. Acesse:

    http://www.decanter.com/news/wine-news/584207/chinese-authorities-destroy-over-2-000-bottles-of-poisonous-spanish-wine?utm_source=Cheetahmail&utm_medium=email&utm_content=news+alert+link+310713&utm_campaign=Newsletter-310713&dec

    Abraços.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Rafael,

      recentemente acompanhei venda/compra de vinhos espanhois por chineses. Eles compram qualquer coisa que seja abaixo de 1.00 EUR. Ate raspadinha da feira com nome de vinho. Gafanhotos que compram de tudo.

      SDS

      Delete