Monday, February 17, 2014

Ja Compensa Abrir/Ter Uma Loja De Vinhos? Ou Quanto Dinheiro Voce Quer Perder?

Semana que passou recebi duas indagacoes (uma pessoal, outra via e-mail) sobre lojas de vinhos.

Vale a pena abrir uma loja de vinhos, que conselho voce me da, etc etc etc.

Nao, ainda nao vale seu tempo nem dinheiro pensar numa loja de vinhos. Algumas pessoas na minha familia tiveram lojas, se ferraram, eu tenho, me ferrei. Ha excecoes? Claro, mas sao pessoas que entraram no mercado na hora certa, vivem de maneira ultra-espartana e modesta, nao tem o que fazer na vida de melhor, e por ai vai. Alguns estao nessa ha decadas e decadas. Por varios motivos sobreviveram, mas sao outliers. Huge outliers.

Vendo vinhos para lojas, hoteis e restaurantes. Todos sao incisivos na afirmacao que jamais viram crise igual. Excesso de rotulos, de importadores, de competicao e clientes de menos. Muito menos.

Ao contrario da piada popular, se "quebrar" voce nao vai nem tomar o estoque. Muito vinho nao ira nem para panela.



1 comment:

  1. JR,

    Recomendo aos colegas, que desejem investir no comércio de vinhos, abrirem seus negócios em Paris. Espelhem-se no sucesso obtido pela LAVINIA , principal e maior loja de vinhos da Cidade Luz, que em breve estará presenteando os brasileiros com uma estátua em bronze do deus Bacco. Seria cômico se não fosse trágico. Abraços.

    "Os brasileiros gastam mais na Lavinia que magnatas russos e chineses. No ano passado, foram os principais clientes estrangeiros da loja. Não só compraram mais garrafas, como também gastaram mais que chineses, japoneses, russos e americanos.

    As compras de brasileiros corresponderam a 40% do volume total e a 25% do valor comercializado pela loja em 2013." Caderno Paladar, Estadão de 20/02/14

    ReplyDelete