Monday, February 10, 2014

Rose Nao Pega Mesmo


Mais um verao com vendas fracas de vinho rosado. Como nao tenho muito o que fazer fico tentando imaginar os motivos para o desprezo que as pessoas tem com o coitado. 

Sexta-feira foi dia de pequena degustacao de rosados. Um frances me chamou a atencao pela falta de qualidades e o custo elevadissimo. Agora nao comento o nome do bichinho (mas quem quiser saber o nome manda um i-mail), mas mais uma vez vi que de R$ 30.00 a R$ 120.00 ha muitos rosados que nao diferem uns dos outros em nada.






Isso tem que afastar o consumidor. Por, vai la, R$ 80.00 o vinho tem que ser especial. Seja da cor que for.

Me lembrei de um detalhe importante depois: As melhores uvas de cada vinicola sao usadas para fazer os melhores vinhos. Isso vale no caso das brancas para vinhos brancos (oh yeah) e das tintas para os tintos, mas e o rose? Rose he feito com uvas mais modestas tintas da vinicola (ou ate compradas de outrem).

Eis que ja nasce um vinho condenado pela propria materia prima que nao tem tooooooooda qualidade do mundo.

Exceto nas regioes tipicas de rose, com as uvas idem.

11 comments:

  1. Durante minhas férias fui reabastecer minha modesta adeguinha. Entrei numa loja famosa de Moema e testemunhei um casal comprando alguns vinhos brancos e o rapaz tentando escolher um Rosé.

    Quando achou, a mulher dele soltou um "ah, não gosto desta cor, vamos ver outro".

    ReplyDelete
    Replies
    1. Lavi,

      Acho que essa famosa loja ja era. E deixou um rastro grande de calote no mercado. Mundo cruel.

      SDS

      Delete
    2. uau! The King of Uísques?

      Delete
  2. JR,

    Eu já esqueci dos leves rosés de verão, hoje minhas preferências recaem nos médio encorpados Clarets de Bordeaux, e nos Cerasuolos d`Abruzzo; são vinificados em rosé, com tempo de maceração de 2 dias ao invés de 4 a 5 horas . Apresentam boa intensidade com a fruta abundante, refrescantes de complexidade olfativa e gustativa. Nos Clarets a uva Merlot é majoritária, e nos Cerasuolos é a Montepulciano. Experimente e aguardo sua opinião. Abraços.

    ReplyDelete
  3. JR,

    meus últimos rosés também não foram grande coisa: primeiro peguei um Periquita Rosé, comprado por US$ 8 no duty free. frutadinho, mas sem nada de mais, não achei tão ruim porque paguei barato.

    depois peguei um Tre Torri, carignan da Sardenha, na Mistral. pesquisei antes de levar e vi que faz 500 anos que plantam essa uva por lá, daí pensei "deve ser bom". paguei 66 reais, mas sinceramente não valia 30.

    mas nós sabemos que você tem alguma carta rosada na manga, conta aí qual é :)

    abraço!

    ReplyDelete
  4. Gosto do Casal Garcia Rose de 35 reais e o Miraval da dupla Brad e Angelina, de 150... Vc não acha que faltam opcoes, Joao?? Gustavo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Puts, eu acho que falta tudo. Consumidor, opcoes, bom senso, transparencia, produtividade...

      Ou voce acha que importacao he negocio serio, isento de trambique, conluio, sub-faturamento, brechas ilegais (oxymoron), etc etc.

      SDS

      Delete