Friday, February 21, 2014

Queijo Brasileiro "Presta"?

Leio que liberaram algumas areas de MG para comercializacao fora do estado. About fucking time. Agora o Brasil todo podera usufruir das delicias de MG que por conta dessa autorizacao tiveram que modificar a maneira como o queijo he feito e o custo triplicou.

Mas respondendo a pergunta original: O quanto he bom o queijo nacional.

Na opiniao minha mais a de um mestre queijeiro com quem conversei recentemente (a opiniao dele tem mais valor) ha boas e mas noticias.

Em grande maioria o pasto, a racao, o gado e o leite para o queijo sao de qualidade inferior. Consequentemente o queijo tambem o sera. Ah, ha tambem mao de obra desqualificada, sem treinamento para fazer queijo fino. Qualquer um que va a Europa vera isso. Dica preciosa: Olho nos queijos feitos na UK e Irlanda. Fantasticos.

A boa noticia? Ha pequenos produtores (sempre os pequenos!!!) que produzem verdadeiras delicias. Fique de olho nessa turma, faca uma loucura de vez em quando e pague os R$ 60.00 que um queijo especial deles custa.

Eu degustei um tipo grana ha pouco tempo la do sul do pais. Achei uma decepcao comparado com o italiano legitimo (Garga, sinto muito)..... mas vai la, pode ser que para os que nao conhecam bons queijos aquele um seja fantastico.

E ainda assim o mundo continua a existir.

3 comments:

  1. Rar,rar,rar.....ja dizia um enologo argentino quando perguntei uma dica sobre vinhos....rafael,hay que comparar!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sinto pouco, garga, nao sinto muito. Rar rar rar.... hehehe

      Delete
  2. O que mata o queijo e outros produtos brasileiros de boa origem se chama ANVISA, ela cobra chuveiro, vestiario, azulejamento ate o teto, ponto de agua quente, caixa de gordura, CNPJ, planta do local, manual de boas praticas, Procedimentos operacionais padrao para cada fse e equipamento, do produtor que mora e trabalha no mesmo local.
    Por exemplo, vc cria sua galinha caipira, da a ela melhor raçao tudo afim de servir no seu restaurante galinha ao molho pardo. e vem a anvisa e cobra analise do sangue que leva 23 dias para sair o laudo!

    ReplyDelete