Saturday, July 8, 2017

Celebrando Corsega, Rebaixando Provence

Recente degustacao de vinhos provenientes das regioes supracitadas confirma algumas teses que venho debatendo comigo ha anos:

1. Vinhos de provence sao mal escolhidos pelas importadoras ou;
2. Provence nao consegue fazer vinho bom.
3. Todas alternativas acima.

Duvido sobre item 2, aposto em item 1. Em todo lugar aonde vou, eu nao consigo achar um bom provence. Muito provavelmente sao vinhos oriundos de grandes/ medias empresas que tem mais potencial produtivo e economico para espalhar os vinhos pelo mundo. O resultado he sempre decepcao. Provence tambem produz muito sabao/sabonete de otima qualidade, mas sao sempre gente de pequena producao que nao "sai" da regiao. O lixo reinante em shoppings nos paises varios he outra conversa...igual ao vinho.

3. Corsega, berco do nosso querido Napoleon continua um misterio pois a esmagadora vinho que tomo de la, sejam tintos, brancos ou rosados sempre vem com otima qualidade e precos deliciosos. Misterios da ciencia e da fe....como que vinhos da corsega nao sao mais consumidos pelo mundo? Vai ver todo mundo consome o melhor por la mesmo e so fica a serie b para nos.

Sao vinhos que tudo e mais um pouco tem a ver com o clima reinante em banania. Sao leves em alcool tambem...evitando as dores de cabecas que os provence de laboratorios oferecem. Vide o tal rose de piscina...uma festa que matou milhoes de neuronios meus.

Entre provence e corsega, sempre corsega.

Aqui uma reportagem deliciosa sobre corsega.... https://www.nytimes.com/2015/06/10/dining/corsican-wines-antoine-arena-speak-a-language-of-their-own.html

No comments:

Post a Comment