Wednesday, May 11, 2011

Enopicaretas. Nova Serie no Blog

Não me canso de ouvir bobagens proferidas por vendedores de vinhos em lojas por ai. Essa turma diz qualquer chorrada em nome de alguns trocados as vezes me tiram do serio. Hoje inauguro uma serie que promete ser infinita....vamos ao primeiro post:

Cliente: "Ai Austregesilo, não gostei do vinho que me indicou, estava muito acido, difícil".

Vendedor Espertonildo:
"Dona Emengarda, o vinho era muito gastronômico, esses vinhos são assim mesmo, precisam de comida".

Filho, vinho com taninos fortes e presentes nos reconhecemos no ato se presta ou não. Tanino eh super importante, da longevidade ao vinho, da categoria, da capacidade de harmonização....mas botar a etiqueta de '' gastronômico'' para um lixo que foi colhido e feito com uvas verdes ou elaborado com uvas vagabundas, pisses me off.

Fica aqui a sugestao: Compre vinho com quem lhe seja de confiança. Não fique indo de loja em loja porque vc vai acabar pagando por isso. E não se intimide com alguém que diz que é sommelier. O titulo de sommelier ja nao vale muita coisa (sou um que perdeu tempo fazendo esse curso no Brasil), mas geralmente nem "formados" essa turma o eh.

Semana que vem tem mais sobre enopicaretas.

1 comment:

  1. João Ratão, uma vez ouvi, no super-mercado, um funcionário, "especialista em vinhos", dizer ao cliente a seguinte pérola : Se o vinho é da safra de 2006, tem portanto cinco anos na garrafa, então uma boa dica é abrir a garrafa cinco horas antes de servir, para que o vinho seja oxigenado. Se for de 2009, tem somente dois anos, então pode abrir só duas horas antes ...

    Bacana, né ?

    ReplyDelete