Cliente: "Ai Austregesilo, não gostei do vinho que me indicou, estava muito acido, difícil".
Vendedor Espertonildo:
"Dona Emengarda, o vinho era muito gastronômico, esses vinhos são assim mesmo, precisam de comida".
Filho, vinho com taninos fortes e presentes nos reconhecemos no ato se presta ou não. Tanino eh super importante, da longevidade ao vinho, da categoria, da capacidade de harmonização....mas botar a etiqueta de '' gastronômico'' para um lixo que foi colhido e feito com uvas verdes ou elaborado com uvas vagabundas, pisses me off.
Fica aqui a sugestao: Compre vinho com quem lhe seja de confiança. Não fique indo de loja em loja porque vc vai acabar pagando por isso. E não se intimide com alguém que diz que é sommelier. O titulo de sommelier ja nao vale muita coisa (sou um que perdeu tempo fazendo esse curso no Brasil), mas geralmente nem "formados" essa turma o eh.
João Ratão, uma vez ouvi, no super-mercado, um funcionário, "especialista em vinhos", dizer ao cliente a seguinte pérola : Se o vinho é da safra de 2006, tem portanto cinco anos na garrafa, então uma boa dica é abrir a garrafa cinco horas antes de servir, para que o vinho seja oxigenado. Se for de 2009, tem somente dois anos, então pode abrir só duas horas antes ...
ReplyDeleteBacana, né ?