Monday, January 9, 2012

Destinos - Colombia



Recentemente peguei um aeroplano e desembarquei em Bogota para passar uns dias em Cartagena e em Bogota com D. Baratinha. A piada mais fraca e previsível era em forma de pergunta: “então, gostaram do café branco de la?”.
Duh. Morons.

Falando de Cartagena:
Paisagens bonitas, mar caribenho, água morna, transparente mais alem de Cartagena. Para ir ate as ilhas temos que pegar alguns barcos. Sempre tudo com atraso e nada muito claro. Mistura de RJ com alguma bandidagem caribenha. Não são nada confiáveis. Nas ilhas os vagabundos caribenhos (adoram ficar na rede fazendo nada o dia todo) cobram o que querem por qualquer coisa, até mesmo por uma sombra. Não estou exagerando, tentaram me cobrar por uma sombra.

Chegando aos pontos de mergulho o cara te força a alugar o equipamento dele, MESMO que você tenha levado o seu (foi o meu caso). Mais um roubo. Como estamos no meio do Caribe a coisa funciona como uma mega chantagem.

A comida na cidade: Procurando melhor é possível comer bem com bons preços. Dentro da cidade murada e perto dos melhores hotéis pude achar o melhor por menos. Hombre, ojo porque hay muchas trampas.

Ainda na comida: não seja um jumento de pedir carne, pizza  ou massa em Cartagena. Peça o que vem do mar. Nos hotéis, peça sempre os sucos da região. Há um tipo de tomate caribenho que faz um suco inolvidable. Delicioso.

Gosta de vinhos ou boas cervejas? Olvidatelo. Rum, rum, rum.
Há muita sujeira nas ruas. Povo porco, típico de gente pobre que joga lixo na frente da casa, como em todos lugares do mundo (rico joga lixo para longe de casa, como fazem os europeus e americanos, lixo deles vem para áfrica e Brasil).

Cultura? Alguns museus e nada muito especial. Foi bom ter ido e melhor ainda ter saído de la.

Bogota

Mega cidade. 8 milhões de habitantes vivendo, vivendo....como se vive numa cidade grande. Eu tive problemas com a altitude, ainda mais subindo o Cerro de Montserrat. 3 mil e poucos metros acima do mar fazem a gente se sentir cansado....

A comida em Bogotá é barata e boa para os padrões paulistanos. Mas MUITO CUIDADO com os taxis. Sempre chame o taxi do hotel ou restaurante e espere o funcionário anotar a placa do carro. Há muitos seqüestros feitos por taxistas bandidos na Colombia. E me senti muito lesado por taxas inventadas na hora para aumentar a tarifa. Feriado, santo, dia do café, dia de Jesus, tudo é motivo para extorquir mais....

Destaque para os ótimos museus de Bogota. Vá a todos. Adorei tudo.
O café? P....vida, uma delicia. Não perca a chance de tomar vários e de trazer bastante para o seu destino.

Vi vídeos sobre as outras regiões do país onde pude aprender mais sobre a cultura, as pessoas, as paisagens, las costumbres. Uma mistura de raças enorme.

Em Bogotá as pessoas são muito formais, austeras, querendo ser européias.  A intrusão e pretensa intimidade instantânea do Brasil incomoda as pessoas. D. Baratinha sendo o bicho do mato que é passou despercebida. Good for her. 


E o que dizem das mulheres é verdade. Ser feia na Colombia é um castigo muito doloroso...

No comments:

Post a Comment