Friday, January 6, 2012

Quem Deveria [ou NÃO] Fazer Um Curso de SOMMELIER??

Assim que entrei para o mundo do vinho como um profissional (alguém que vive disso mesmo) resolvi fazer aquilo que pudesse me proporcionar mais conhecimentos  a respeito de tudo sobre vinhos. Como não pude sair do país para fazer meu mestrado em enologia e trabalhar aqui ao mesmo tempo resolvi cursar um desses cursos para formação de sommelier. 

Do alto da minha experiência e direto da minha carteira de borracha da OP com velcro bem gasto (paguei caro pelo curso) puedo garantizaros que he hecho un gran error. Mas talvez no seu caso, caro leitor, algum curso do tipo resolva a situação. Vejamos em quais casos ele seria útil:


1.     Você quer se distinguir dos seus pares. Todos garçons normais, gente digna, mas sem nenhuma estrela na testa. Você quer um plus a mais no seu curriculum (plus a mais dói demais....)
2.     Seu nível de educação escolar he baixo (colegial para baixo). Dai um diproma de sommelier (o meu não sei onde esta e se o encontrar vou usá-lo como forro para o cachorro) he algo relevante. Ok, essa da para aceitar.
3.     Você quer ganhar mais. Acha que haverá um aumento de salário se for classificado como sommelier.
4.     Você vem de uma região que não tem vinhos ou uvas e não sabe picas nenhuma sobre vinhos. Ok, argumento válido. Fato comum entre o povo do nordeste que trabalha em peso em restaurantes e enotecas.
5.     Você é profissional liberal com certa idade, dinheiro e tempo. Pô, vou mostrar para aquele genro mala quem sabe de vinho! Ele que se prepare.

Por que para mim não funcionou??? Porque eu fui atrás do conhecimento. Eu descobri onde estavam as fontes de informação e elas não estavam na tal escola (ou escolas e com “ “). Esses cursos pega ratão dados por gente que nem formação agronômica ou enologia tem foram inúteis para mim.  

Comecei a perder o tesão pelo curso após conversar com enólogos e gente que entendia do que fazia. Em 10 minutos de conversa com um português do Douro aprendi mais do que durante aulas inteiras sobre Portugal.

Em viagens a Europa (e até na Sudamerica) fico perplexo como os sommeliers de lá sabem muito mais que os daqui (mais do que os celebrity sommeliers do Brasil).

Comparando com escolas de sommelier da Argentina (para ficar nas cercanias), a carga horária aqui he muito mais reduzida..... e fazemos aulas em SP, RJ, DF...e NÃO NAS REGIÕES ONDE SÃO FEITOS OS VINHOS. Não se ensina a velejar longe de um lago ou do mar. Não se aprende a plantar bananas em escolas na Finlandia!

Ah dirão alguns, sommelier é outra coisa, tem que aprender o serviço, a tratar o cliente, a combinar pratos e vinhos para cada ocasião.

Então para que fazer o curso, digo eu? A vida ensina e bem a ser um sommelier sem diproma. Basta esforço e curiosidade.

Por lo tanto, deixo para cada um decidir se vale a pena ou não. Em conversas com muita gente que se "formou" recentemente pude ver que houve um pouco de arrependimento. Engraçado que as primeiras turmas das escolas, os mais velhotes e pioneiros, falam com certo pesar da transformação que houve em algumas “escolas”. De centros de ensino à corporações bem capitalistas. Bom, se eu fosse dono de algumas não estaria reclamando da carteira gorda. Possivelmente teria trocado minha OP de borracha por um Mont Blanc.

Fontes confiáveis me contam que o curso do Senac é decente. A conferir.

No comments:

Post a Comment