Tuesday, January 24, 2012

Quem Escolhe Os Vinhos Que Voce Compra ou Vende?

Na minha ultima viagem para Europa a procura de vinhos do tipo bons, baratos e desconhecidos eu levei um amigo que apesar de nao ser do ramo classifica os vinhos em "gostei" , "nao vale o preco" ou "nao gostei". Ele tem um paladar prontinho para avaliar vinhos de uma maneira melhor que muito botinudo que se acha especial por ser consultor daqui ou dali, ou por trabalhar com uma gravata e ser chamado de sommelier.

Eu sei avaliar se os aromas e gostos correspondem as descricoes dos rotulos, se a acidez esta correta, se os taninos sao verdes ou nao, se o preco esta na faixa que se espera do vinho etc etc. mas os "leigos" dao a palavra final.

Lady Cockroach em casa tambem me ajuda. Faco testes as cegas e pergunto a ela quanto vale o vinho. Se a resposta for que o vinho vale mais do que realmente custa eu compro o vinho. O inverso fica descartado.

Nossos parentes, amigos e clientes tem a solucao para nosso mundo comercial de graca. Eles nao erram na percepcao bolso x qualidade. Faca um teste com eles e sabera se o produto vai pegar ou nao.


4 comments:

  1. Gostei do Lady Cockroach!

    E é verdade, nada como o teste com o próprio consumidor (leigo) para saber o que presta mesmo. A patroa quase sempre "gonga" os vinhos nacionais. Por que será?

    ReplyDelete
  2. Oi Lavi. Ao saber que D. Barata le meu pobre blog me senti igual ao George Costanza quando a Suzan comecou a andar com os amigos dele.

    Acho que ela tambem leu o seu comentario.

    Sds.

    PS:Final de semana no RGS para ver como estao minhas uvas. Safra promete. Quem sabe a sua patroa vai aprovar o meu vinho nacional??

    ReplyDelete
  3. Para eu achar um vinho ruim ele tem que ser muito ruim mesmo. Normalmente, eu sempre acho “razoável”, “bom”, “espetacular” ou “não vale o preço”. Há muito tempo eu não tomo um vinho ruim ao extremo.

    Meu paladar, às vezes, está intimamente associado ao meu estado de espírito. Quando estou bem disposto, dificilmente o vinho me desagrada ao ponto de nem tomá-lo.

    Eu já tomei o mesmo vinho em duas ocasiões diferentes e cheguei a conclusões distintas.

    ReplyDelete
  4. Oi Doni. Eu classifico o vinho pelo que he e depois pelo preco.

    Em relacao aos dois ultimos paragrafos faco minhas suas palavras. Pleno acordo.

    Sds.

    ReplyDelete