Thursday, March 14, 2013

Crise Dos Restaurantes Nao Tem Fim. Merecem Ou Nao Passar Por Isso?

Como se nao fossem suficientes para acabar com os lucros o excesso de competicao, as baixas margens, os custos trabalhistas e operacionais (incluindo as ridiculas luvas e alugueis), alem da propria incompetencia (nem todos sao talhados para isso; incompentencia pode ser admnistrativa, no atendimento, na compra de produtos, no gerenciamento dos empregados), os restaurantes em SP enfrentam dois dos piores concorrentes:

Lei seca e a falta de $$ por parte dos clientes.

Exceto por algumas ilhas nos jardins e em alguns poucos lugares espalhados pela cidade, o mercado agoniza. Varios lugares estao dispensando empregados. Mais uma vez me falaram que em decadas nao se via consumo de vinhos e bebidas tao ruins (duas fontes de lucro das maiores) alem das mesas menos ocupadas.

Por uma "estranha coincidencia" (ironic mode activated) restaurantes que cobram precos salubres por uma comida honesta e bem-feita nao apresentam o mesmo problema. Fontes (sim, tenho fontes) me garantiram que os maiores e mais caros sao os que estao passando pelos piores momentos.

Esse mercado de SP precisa de uma correcao com urgencia. Uma atividade que exige sacrificio pessoal, energia, dedicacao, sorte, competencia nao comporta modismos nem aventureiros. Com boa intencao ou nao. E nem os precos fdps que pagamos as vezes.

E os precos dos pontos tambem ja ultrapassou os limites ha um bom tempo. Enquanto existir tonto disposto a pagar o que pedem, continuaremos assim.

Bom hamburguer de R$ 30.00 para voces.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Eis que no fechamento da edicao de hoje me deparo com isso: O tal de zeca camargo da globo tambem acha (ah nao, jura???) que os precos aqui sao ridiculos. Deem uma lida abaixo.

http://www1.folha.uol.com.br/comida/1244961-jornalista-gourmet-compara-restaurantes-e-conclui-que-comer-em-sp-custa-caro-demais.shtml




8 comments:

  1. Hoje quem ganha dinheiro com restaurante é o dono do ponto! Se o dono do ponto for o mesmo do restaurante mesmo assim tambem nao ganha!
    Ontem andando no shopping as 14 horas eu e meu socio fomos abordados por um garçom com cardapio aberto no corredor do shopping. nos entreolhamos e falamos a mesma coisa...."ta dificil".

    ReplyDelete
    Replies
    1. Nossa, parece garcom de cidade-armadilha para turista. Tipo roma, venezia, madrid, e outras perolas.

      Ou entao aquela gente chata do mercado em Santiago que obriga os mais fracos da cabeca a comerem la. Falam 20 palavras em 10 linguas e os turistas adoram....

      Delete
  2. soube que tal pratica esta sendo adotada em brasilia por restaurantes localizados dentro no mesmo espaço gourmet do park shopping como Antiquarius, Le Vin, Tambouille, Barbacoa estao laçando clientes no corredor....

    Eu certa vez fui me reunir com um dono de restaurante localizado num shopping, cheguei antes da abertura ao publico e entrei com funcionarios, prestadores de serviço e entrega...fui acompanhando o entregador de batata frita congelada...pasme somente o japa nao as recebeu...o resto, de fast food, comfort food, casual food e demais re$$$$taurantes..todo mundo trabalha com o mesmo ingrediente! O diferencial tá onde? no preço e só!

    ReplyDelete
    Replies
    1. politica, salsicha, vinho, blog, televisao, carrinho de roliman, ... toda hora que descubro como uma coisa foi feita eu tenho mais pena de mim.

      E nada de jesus voltar logo...

      Delete
  3. Jesus tem que voltar logo pois o diabo ta fazendo a festa!
    "Galvão Bueno assina 2 vinhos italianos, o Bueno La Valletta Roberto Cipresso, Sangiovese IGT e em breve o Brunello di Montalcino."!!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Thanks, but no thanks.

      Ja pensou voce pagando uma bala por um vinho desse senhor so vendo a carinha dele na garrafa te olhando?



      Delete
  4. ele fazer vinho é facil..agora bebe-lo e servi-lo para convidados em monaco é que quero ver! Alias galvao mora em monaco mais vive em sao paulo!

    em tempo, a parceria com a miolo acaba de virar societária!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Espressa,

      Menos com menos ainda da mais?

      Sai da escola faz tempo....vai que mudaram a matematica.

      Delete