Monday, August 14, 2017

Barbaresco x Barolo

Minha quota de barolos tomado na vida nao he das maiores. Posso dizer que sou um pouco mais que um iniciante, mas sei o que he bom e o que nao presta. Jamais entendi porque barolos vendem muito mais que os irmaos barbaresco. Barbaresco tem mais qualidades que seriam apreciadas por mais gente. Barolo he mais austero, mais mimado, mas dificil de ser domado, exige horas sem fim de garrafa aberta.

Quando vamos a uma loja ha um bom mix de bons e pessimos barolos, as chances de levar uma bomba sao grandes. Pagar $ 40.00 (plus tax)  por um barolo mezza bocca he para irritar ate budista. Vendedores de importadoras tambem so sabem falar (sem muito conhecimento de causa) de barolo. Vende mais facil, da menos trabalho explicar. Alguns nem sabe qual uva esta no barbaresco.

Sera que o barolo surfa na frase ''rei dos vinhos, vinhos dos reis?" e isso basta para que a fama se auto alimente? Eu nao sei, mas no atual estagio da minha vida eu tomaria um barolo para cada 5 barbarescos. 

Para voce que esta ainda iniciando no piemonte, de uma chance ao barbaresco. As chances de adorar o vinho logo de cara sao otimas. 

2 comments:

  1. O problema é que por aqui tenho notado que as coisas têm se invertido, ou seja, Barbarescos estão mais caros que Barolos.

    E o único Barbaresco que me arrisquei a comprar estava morto. Talk about fate!

    ReplyDelete
    Replies
    1. ave maria sem graca...realmente os precos no bananal sao para fuder com a paciencia de qualquer um. R$ 500 por um barbaresco/barolo/brunello mezza bocca he para dar tiro no coco mesmo (palavras do Figueiredo).

      Delete