Saturday, August 19, 2017

Um Brunello/Barolo/Champagne/Sauternes/Borgonha/Rioja/Ribera MENOR Seria Ainda Um OTIMO Vinho?

Essa pergunta me foi feita pela minha secretaria enquanto passeavamos pelos fjordes aqui do NW. Achei a pergunta interessante e fiz alguns testes, revi os vinhos que tomei na vida com a descricao dela e cheguei a mesma conclusao de antes, a saber:

O enofilo incauto e com pouca experiencia e/ou sovina acha que pagando $ 14.00 ou $ 22.00 por um barolo, um brunello ainda assim faria um bom negocio. E as vinicolas e supermercados e lojas vivaldinos se aproveitam da inocencia das massas.

O raciocinio segue assim: Um brunello menor sera um otimo sangiovese. Um barolo menor ainda sear um otimo nebbiolo. Ou ainda um champagne menor que custa bem menos que um super champagne. 

Nao. Serao somente vinhos ruins com rotulos de regioes famosas.

Sao vinhos menores de qualquer jeito e voce gastou dinheiro fora pensando que conseguiria comprar vinhos otimos com otimos precos.

Pensa que se voce nao consegue comer a verdadeira Jennifer Aniston vai quebrar um galhao pegando aquela drag queen la da zona sul que se chama Jennifer Aniston. Ou comprar um fiat Panda achando que he uma ferrari menor. 




5 comments:

  1. Interessante raciocínio, JR.
    Gostei e dei boas risadas.

    ReplyDelete
  2. eu gosto dos Jaguares da fase Ford (anos 90 e até 2008). são considerados menores, compartilham peças com outras marcas, mas continuam bons.

    quanto aos vinhos: de vez em quando (uma ou duas vezes por ano?), pego um desses "menores". é certo que tem coisa melhor sem o mesmo nome, mas não faço isso com tanta frequência nem pagando tão caro a ponto de me tornar vacilão. uma das champanhes que mais gostei (Aubry) foi comprada num esquema desses.

    ReplyDelete
    Replies
    1. and then again toda generalizacao tem erros. incluindo frases como essas...

      Delete
    2. ah sim, sorry.

      agora diz aí: qual foi o vinho que te inspirou para esse post?

      Delete
    3. Eu me referia a minha frase, nao a sua. Desculpa pelo engano. Eu costumo brincar dizendo que toda generalizacao he burra, inclusive essa (o nelson rodrigues falou algo assim que me esqueco agora). O vinho que despertou essa tempestade eletrica genial na minha mente foi um brunello cachorro de supermercado (da uma olhada no vivino meu).

      A vendedora me falou que se nao fosse um otimo brunello seria um otimo vinho/sangiovese. Nem um nem outro.

      Delete